A Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (CVM) reconheceu a importância que as criptomoedas têm no mercado de capitais e abordou o tema durante seu Planejamento Estratégico, que delineará os objetivos da autarquia até 2023. Em respostas a estes novos desafios, a CVM lançou o Caderno Planejamento Estratégico Construindo a CVM de 2023, versão 2019, “que manifesta suas intenções de cunho estratégico e que visam nortear o trabalho nos próximos anos”.
Segundo um comunicado oficial da instituição, o documento apresenta, de forma estruturada, o Mapa Estratégico e a Cadeia de Valor da CVM, ambos devidamente alinhados ao Propósito, Valores e Mandato Legal. O material também descreve o processo, realizado no decorrer de 2018, que culminou na atualização das diretrizes estratégicas da CVM para os próximos anos proposta agora.
“Garantir a integridade, estimular a eficiência e promover o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro. São esses os resultados perseguidos pela CVM e que servirão de referência para priorização de suas ações e projetos até 2023”, declarou Marcelo Barbosa, presidente do órgão regulador.
Segundo a CVM, as alterações no mercado de capitais desde 2013, exigiram o aumento da eficiência operacional do regulador, ainda mais em um cenário de restrição de recursos imposto pelo momento que o país atravessa e destacou que, “o papel da tecnologia tem sido cada vez mais importante no mercado de capitais. O crescimento de produtos como os Initial Coin Offerings (ICOs), uso do Blockchain, entre outros, impõe aos reguladores um desafio constante de atualização”.
“O processo de revisão da estratégia contou com a participação dos membros da Alta Administração da CVM, dos servidores e de alguns de nossos stakeholders externos. Foram realizados workshops, palestras, apresentações, pesquisas e entrevistas, com o objetivo de garantir a legitimidade e a consistência das novas diretrizes estratégicas da CVM. Os objetivos apresentados no Caderno já estão em vigência desde o início de 2019 e já têm sido utilizados como orientadores para a definição e execução dos projetos e inciativas da Autarquia”, destacou o superintendente de planejamento da CVM Daniel Valadão.
Leia também: CVM reformula página de alerta sobre ofertas e atuações irregulares