Com o objetivo de preparar jovens para a inserção no mercado de trabalho, a Câmara Legislativa do Distrito Federal lançou o programa “Câmara Legislativa – Formando o Futuro”. Dentre os cursos de capacitação disponíveis está o curso de Desenvolvimento em Blockchain.
Segundo o portal de notícia Pelo Mundo DF o programa foi lançado oficialmente nesta quinta-feira, dia 4 de junho. A capacitação é destinada, principalmente, para alunos de escolas públicas, jovens desempregados e de regiões carentes.
Com o programa, a Câmara Legislativa do DF visa auxiliar jovens a desenvolverem conhecimentos e habilidades voltados à atuação em setores da economia criativa e empreendedorismo de bens e serviços.
Conteúdo é dividido em blocos
O conteúdo do programa é dividido em dois blocos: o de qualificação e o de iniciação e aperfeiçoamento.
A carga horário do bloco de qualificação varia de 160 a 240 horas. Os cursos disponíveis neste bloco incluem: Assistente Administrativo, Desenhista de Produtos Gráficos para Web, Controlador e Programador de Produção e Operador de Telemarketing.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O bloco de iniciação e aperfeiçoamento, por outro lado, tem uma carga horária mais reduzida. A capacitação tem duração de 20 a 40 horas. Os participantes podem escolher entre os seguintes cursos: Desenvolvimento em Blockchain; Programação Móvel para Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Aplicações na Indústria e Robótica Colaborativa.
Ensino a distância
Os módulos ofertados serão ministrados, em sua maioria, na modalidade de ensino a distância. As instituições parceiras do projeto irão disponibilizar aos alunos um ambiente virtual próprio. Apenas algumas disciplinas específicas, que demandam aulas práticas, serão lecionadas presencialmente.
Os cursos serão ofertados pelo Laboratório Hacker de Inovação da CLDF (LABHINOVA) e pela Escola do Legislativo (ELEGIS). Além disso, serão desenvolvidos em parceria com entidades conveniadas ao Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP), sobretudo do Sistema S. A previsão é que o período de matrículas seja aberto já no mês de julho.
O idealizador do projeto é o deputado Rafael Germano Delmasso, do Partido Republicano Brasileiro (PRB). Sobre o projeto, ele destacou a importância de dar continuidade na formação da população jovem. Mesmo com as dificuldades enfrentadas no período atual de pandemia:
“Precisamos buscar soluções práticas para que as pessoas possam se capacitar com toda segurança sanitária possível. Este programa é uma forma da CLDF contribuir para iniciação profissional dos jovens principalmente neste período de pandemia.”
Leia também: Procuradoria Geral de São Paulo debaterá sobre blockchain e DLT
Leia também: Projeto de Lei no Brasil torna obrigatório registro de documentos e imóveis em blockchain do CNJ
Leia também: Blockchain foi criada 20 anos antes do Bitcoin, afirma Forbes