Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Economia

Cuba pode superar El Salvador na adoção do Bitcoin

  • Por Luciano Rodrigues
  • - 09/05/2022
  • às 15:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Cuba pode superar El Salvador na adoção do Bitcoin
Foto: Depositphotos

Embora o Bitcoin não seja uma criptomoeda de curso legal em Cuba, a ilha caribenha pode superar El Salvador como o local onde a maior parte da população usa criptoativos para pagamentos.

De acordo com dados do DailyCoin, depois que o governo cubano disse que as criptomoedas não eram ilegais no país e passou a incentivar seu uso, mais de 100.000 cubanos já estão usando criptoativos diariamente.

Embora o número pareça pequeno, ele representa quase 1% da população cubana negociando e usando criptoativos. Proporcionalmente, o número é maior do que a aceitação das criptomoedas no Brasil, que tem mais de 220 milhões de habitantes e pouco mais de 100 mil pessoas negociando criptoativos regularmente, segundo dados da Receita Federal.

O governo cubano começou a implementar, em 2021, uma estrutura legal para o mercado de criptomoedas no país. E, desde abril de 2022, quem quiser usar criptomoedas deve primeiro adquirir uma licença do Banco Central de Havana.

Ao pedir a licença, o banco considerará nuances socioeconômicas e legais. Em seguida, aprovará ou negará uma licença de um ano.

“Dessa forma, o governo espera poder reviver o comércio internacional, enquanto os cidadãos podem movimentar dinheiro mais livremente por meio do uso de carteiras com criptomoedas, em vez dos principais cartões de crédito e sistemas de pagamento eletrônico”, destacou Tadas Klimasevskis do DailyCoin.

Bitcoin e Cuba

Mas não é de hoje que Cuba busca incentivar formas alternativas de dinheiro para fugir das sanções dos Estados Unidos que afetam a nação desde a Revolução Cubana no século passado.

Sistemas de pagamento populares como, por exemplo, PayPal, Revolut, Zelle e muitas outras carteiras eletrônicas em todo o mundo são banidos pelo governo cubano ou sancionados pelos EUA, impedindo tanto pessoas comuns como o governo de usá-las.

Além disso, há sérias restrições ao uso de VPN, em busca de contornar sanções, sem contar a internet de Cuba que não é estável e por vezes sofre interrupções e censura.

Nelson Rodriguez, proprietário de uma empresa local, explicou em uma entrevista recente à NBC que há um choque de duas perspectivas opostas, o que levou ao aumento do uso de criptomoedas.

“Gosto das criptomoedas porque acredito na filosofia”, diz Rodriguez, referindo-se à ideia de soberania, descentralização e poder armazenar e negociar fundos livremente sem temer que o governo local implemente impostos vagos ou simplesmente proíba a tecnologia.

Leia também: Valor bloqueado do DeFi cai para o menor valor do ano

Leia também: Bitcoin ainda pode cair mais e chegar a US$ 18.179, diz analista

Leia também: BIS: 90% dos bancos centrais exploram lançamento de CBDCs motivados pela expansão das criptomoedas

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.