É possível que você nunca tenha ouvido falar dos tokens alavancados UP e DOWN que estão disponíveis na exchange de criptomoedas Binance. Na prática, elas não são criptoativos comuns e funcionam mais como ETFs.
Esses ativos digitais – como BTCDOWN, XRPDOWN, ADADOWN, ETHUP, BTCUP etc – são ativos negociáveis no mercado Spot da Binance e são “criados” com base no preço de outras criptomoedas.
Ou seja, eles têm lastro nas criptomoedas mais populares do mercado, como Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), XRP e Cardano (ADA).
Cada token representa uma “cesta” de posições abertas no mercado de futuros perpétuos. Então, um token UP ou DOWN é, essencialmente, uma versão tokenizada de posições alavancadas de futuros.
Mas será que vale a pena investir nesses ativos?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Criptomoedas UP e DOWN
Os tokens UP acompanham o movimento natural das criptomoedas “originais”. Por exemplo, quando o Bitcoin sobe, o BTCUP também sobe. Ao contrário, se o BTC desvaloriza, a BTCUP também desvaloriza.
Por outro lado, os tokens DOWN fazem o movimento inverso. Portanto, quando o Ethereum, por exemplo, desvaloriza, o ETHDOWN valoriza e vice-versa.
Na prática isso permite “apostar” na queda de uma criptomoeda e lucrar mesmo nos ciclos de baixa.
Assim, se a tendência de uma criptomoeda é de queda e o investidor acredita que o preço seguirá caindo, ele poderá investir na versão DOWN desta criptomoeda e lucrar com isso.
Sem risco de liquidação
O grande diferencial desses ativos digitais é que não há risco de liquidação. Ou seja, se um usuário comprar BTCUP e o BTC cair, ele não será liquidado, não perderá o valor investido.
Assim, quando o Bitcoin voltar a subir – e o BTCUP acompanhar – ele poderá voltar a lucrar e realizar os lucros quando desejar.
Em outras palavras, o investidor só vai perder dinheiro se vender, como funciona no mercado cripto “tradicional”.
Alavancagem
Outra característica dos tokens UP e DOWN da Binance é a alavancagem. Por essa condição, esses tokens também são chamados de “Binance Leveraged Tokens (BLVT)” ou “Tokens Alavancados da Binance”.
Nesse sentido, os tokens UP têm o objetivo de gerar ganhos alavancados quando o preço do token original sobe. Da mesma forma, os tokens DOWN permitem lucrar ainda mais quando o preço do criptoativo original cai.
Como não há neste mercado o risco de liquidação, os usuários podem aproveitar os ganhos aprimorados que os produtos alavancados proporcionam, sem ter que se preocupar com o gerenciamento de uma posição alavancada.
Além disso, os BLVTs não tentam manter um valor de alavancagem constante. Em vez disso, eles definem um intervalo alvo de alavancagem variável.
No caso dos tokens BTCUP e BTCDOWN, por exemplo, o intervalo está entre 1,5x e 3x. Assim, a ideia é maximizar os possíveis ganhos quando o preço sobe e minimizar os riscos quando o preço cai.
No momento da escrita desta matéria, o token que mais está valorizando é o ADAUP, que acompanha o movimento de ADA (Cardano).
Sua alavancagem está em 2,45x e a valorização é de 21%. A título de comparação, nas últimas 24 horas o preço de ADA saltou quase 7%.
O BTCUP, por sua vez, está apresentando, neste momento, uma valorização de 7,8% e uma alavancagem de 2,47x. Isso porque o BTC valorizou ligeiramente nesta quarta-feira (23), saltando cerca de 3% nas últimas 24 horas. Como era de se esperar, o BTCDOWN – que aposta na queda – recuou 6,35%.
Resgates e taxas
Os tokens alavancados podem ser resgatados pelo valor que representam. Ao resgatar os BLVTs através desse processo, o investidor receberá o valor dos tokens em USDT, stablecoin pareada ao dólar.
Contudo, neste caso, será necessário pagar uma taxa de resgate de 0,1% sobre o valor de seus tokens. Por isso, na maioria dos casos, é melhor sair da sua posição no próprio mercado Spot do que por meio do processo de resgate.
Ainda, para negociar tokens alavancados é preciso pagar as taxas de trading. Os valores atualizados podem ser consultados aqui.
Além disso, é preciso pagar uma taxa administrativa de 0,01% ao dia. Valor equivalente a uma taxa anualizada de 3,5%. Por conta dessa taxa, especialistas não recomendam fazer hold de tokens alavancados.
E aí, vale investir?
Conforme destacou o especialista em criptomoedas, Paulo Aragão, cofundador do CriptoFácil, os tokens BLVTs servem para o investidor alavancar a posição de forma mais simples.
No entanto, esse tipo de investimento não é recomendado para qualquer investidor. Isso porque exige um pouco mais de conhecimento sobre a operação e os riscos associados:
“Apesar de poderem proporcionar uma maximização de ganhos com a alavancagem, e permitir o lucro mesmo quando o mercado está em queda, esses produtos de investimento não são indicados para todos, pois exigem um certo conhecimento de mercado para se entender o que está fazendo. Esses tokens representam posições no mercado de futuros perpétuos, então, não é uma operação tão simples, nem uma exposição tão direta”, ponderou Aragão.
Leia também: Rendendo frutos: Bitcoin faz turismo saltar 30% em El Salvador
Leia também: Pela primeira vez na história, existem mais de 40 milhões de endereços de bitcoin
Leia também: Maior empresa de investimento em metaverso, Animoca compra a Monkey Games