A Context anunciou o lançamento de um agregador e plataforma de cunhagem de NFTs chamado mint.fun. O anúncio ocorre logo após a empresa concluir uma rodada de financiamento inicial de US$ 19,5 milhões liderada pelo CEO da OpenAI, Sam Altman, e com participação da Dragonfly Capital.
A plataforma ainda está em estágio inicial, mas já é possível utilizar algumas de suas funções. A mint.fun possui recursos para automatizar e facilitar o processo para criadores de tokens não fungíveis. No entanto, a plataforma só oferece suporte para mintagem de NFTs no Ethereum. A mint.fun permite a criação de contratos inteligentes no padrão ERC-721 e ERC-1155.
Outro recurso da plataforma é uma espécie de launchpad personalizado. Por meio dele, os criadores de NFTs podem lançar suas coleções em uma página específica, personalizando as informações e o layout da página, algo como um WordPress para landpages de NFTs.
Para colecionadores, a mint.fun permite o acesso a séries de NFTs, airdops, white lists e um novo recurso chamado “seguir”, que rastreia novos lançamentos de coleções e autores que os usuários selecionam.
- Leia também: Meta diz que ChatGPT vai impulsionar o metaverso
Criador do ChatGPT investe em NFTs
A recente recuperação no mercado de criptomoedas ocorre em paralelo ao aumento nas negociações de NFTs. Houve um crescimento de 20% no volume, de acordo com dados do DappRadar.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Esse crescimento expressivo indica uma retomada no interesse e na atividade dos investidores no setor de NFTs. Este mercado ganhou destaque em 2021, mas esfriou no ano passado. Agora, parece estar querendo mostrar o seu potencial em 2023.
Os NFTs, que representam ativos digitais únicos e indivisíveis, têm aplicações em diversos setores como arte, colecionáveis, jogos e metaversos. A onda de popularidade dos tokens atingiu seu pico em 2021, quando várias obras de arte e colecionáveis foram vendidos por milhões de dólares.
Entretanto, o mercado enfrentou uma desaceleração em meados de 2022 devido à volatilidade do mercado de criptomoedas e a uma redução no interesse do público.
Mas com a recuperação atual do mercado de criptomoedas e a retomada do interesse por NFTs, a indústria tem mostrado sinais de crescimento sustentável e inovação contínua.
Esse aumento de 20% nas negociações de NFTs, conforme relatado pelo DappRadar, pode ser atribuído a diversos fatores. Isso inclui, por exemplo, a crescente adoção de blockchain, o desenvolvimento de novas plataformas, como o blur e a evolução dos casos de uso de NFTs.