Um membro do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (ECB, na sigla em inglês) alertou que “a bolha [das criptomoedas] já começou a desmoronar”, conforme mostra o artigo publicado pela Bloomberg, em 07 de janeiro.
Falando em uma conferência em Riga, na Letônia, Ardo Hansson – também governador do banco central da Estônia – afirmou que as moedas digitais acabarão como uma “carga completa de bobagens”. O funcionário advertiu que “a bolha já começou a entrar em colapso e talvez devemos apenas ver até onde vai esse colapso e o que resta quando chegamos a um novo tipo de equilíbrio ”. Hansson acrescentou:
“Acho que voltaremos daqui alguns anos e diremos como poderíamos ter chegado à essa situação em que acreditávamos nesse tipo de história de conto de fadas.”
Hansson também teria enfatizado a necessidade de concentrar-se na questão da proteção ao investidor de criptomoedas, observando que as moedas digitais poderiam ser usadas para atividades ilegais. O presidente do banco central também enfatizou as preocupações em torno da estabilidade financeira, dado o aumento das ligações entre os ativos digitais e o setor financeiro regulamentado tradicional.
Como relatado anteriormente, o criador de políticas do ECB apoiou as críticas do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, sobre o estabelecimento de uma criptomoeda nacional estoniana, a Estcoin. Draghi disse na época que “nenhum Estado membro pode introduzir sua própria moeda; a moeda da zona do euro é o euro”.
Em novembro, o membro do Conselho Executivo do ECB Benoit Coeure também criticou o Bitcoin (BTC), afirmando que “poucos lembram que Satoshi [Nakamoto] incorporou o bloco Genesis com uma manchete do Times de janeiro de 2009 sobre o resgate dos bancos do Reino Unido. Em mais de uma maneira, o Bitcoin é o germe maligno da crise financeira”.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Em contraste com a declaração da Coeure, o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, declarou em setembro que a União Europeia se concentrará no desenvolvimento da classificação de criptoativos e no mapeamento regulatório. Dombrovskis disse na época que os criptoativos estão “aqui para ficar”, e o mercado de criptomoedas ainda “continua a crescer” apesar da “recente turbulência”.