A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga esquemas de pirâmides com criptomoedas está convocando uma série de representantes das principais exchanges cripto do Brasil, bem como suspeitos de operarem esquemas fraudulentos.
Conforme noticiou o Valor Econômico, entre os convocados pelo presidente da CPI, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), estão:
- Glaidson Acácio dos Santos, o “Faraó dos Bitcoins”, sócio da GAS (investigado);
- Rodrigo Marques dos Santos, CEO e fundador da Atlas Quantum e Emilia Campos, ex-diretora da Atlas Quantum;
- Antonio Inácio da Silva Neto, sócio da Braiscompany (suspeito).
A CPI já aprovou a convocação de Antônio Ais Neto e Fabricia Ais, da Braiscompany, bem como Francisley Valdevino da Silva, sócio da Rental Coins.
Representantes de exchanges na CPI
Enquanto isso, entre os representantes de exchanges que operam no Brasil, Aureo apresentou requerimentos chamando para colaboração com informações sobre o mercado de criptomoedas, como “especialistas”:
- Guilherme Haddad Nazar, diretor geral da Binance no Brasil;
- Reinaldo Rabelo, CEO do Mercado Bitcoin;
- Antonio Neto, representante da FTX;
- Jonathas Carrijo, representante da Bitpreço (atual BityBank);
- João Canhada, fundador da Foxbit;
- Rodrigo Batista, CEO da Digitra.com;
- João Paulo Oliveira, CEO da Nox Bitcoin;
- Fabio Tonetto Plein, diretor regional das Américas da Coinbase;
- Beibei Liu, CEO da NovaDax;
- André Portilho, diretor da Mynt, plataforma de cripto do BTG Pactual;
- Thales Freitas, presidente da Bitso;
- Cristian Bohn, CPO da Parfin (esclarecimentos sobre o modelo de negócios “crypto-as-a-service”).
De acordo com a comissão, o pedido de informações aos representantes de empresas de criptomoedas não quer dizer que os citados estão sendo ou serão investigados. Na verdade, eles fornecerão à CPI informações relevantes sobre o mercado de criptomoedas a fim de embasar as decisões da comissão.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Além dos requerimentos de Aureo, o deputado Yury do Paredão (PL-CE), membro da CPI, também apresentou um pedido para convocar o influencer de finanças Thiago Nigro (mais conhecido como Primo Rico) na condição de especialista.
Além disso, representantes de reguladores também já tiveram suas convocações autorizadas, entre eles estão o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento.
Representantes das exchanges disseram à reportagem que vão contribuir com a CPI com informações e boas práticas para que a comissão ajude a tornar o mercado de criptomoedas do Brasil mais seguro para os investidores.
- Leia também: Mercado abre sem empolgação, mas Bitcoin sobe 0,2%