A corretora internacional de seguros Marsh está trabalhando com empresas como a IBM, gigante de tecnologia, para desenvolver uma plataforma de verificação de seguros baseada em blockchain.
De acordo com o artigo publicado pela Coindesk, agência de notícias especializada no universo cripto, também estão envolvidos no projeto a seguradora sem fins lucrativos ACORD Corporation e a ISN Software Corp. Juntas, as empresas estão desenvolvendo a plataforma – que ajudará a agilizar o processo pelo qual as empresas poderão verificar se um contratado tem o seguro que afirma possuir – usando o código Hyperledger Fabric, bem como a Plataforma Blockchain da IBM.
A blockchain de permissão construída dentro da plataforma permite que apenas algumas partes tenham acesso aos dados em tempo real, de acordo com o release. O ledger substitui um sistema manual baseado em papel no qual a empresa atualmente confia, com o novo sistema permitindo que certas partes do certificado de verificação sejam preenchidas em tempo real em uma tentativa de economizar tempo e dinheiro.
“A Marsh vê grande oportunidade em alavancar a tecnologia blockchain para melhor servir nossos clientes, maximizando a eficiência e criando novas oportunidades na cadeia de valor dos seguros”, disse Sastry Durvasula, diretor digital e diretor de análise de dados da Marsh.
De acordo com a Marsh, a plataforma está atualmente em um estágio piloto.A corretora – que faturou quase US$2 bilhões em 2016 – disse que espera lançar uma versão oficial ainda este ano. Esses esforços serão alimentados pela contribuição recebida da ACORD, bem como pelo feedback da ISN, de acordo com o comunicado.
“A IBM está comprometida em conectar redes blockchain emergentes para facilitar a economia da próxima geração. Este é um exemplo ideal de como a blockchain pode ser usada em uma escala muito maior para gerar resultados reais de negócios”, disse Sandip Patel, gerente geral da divisão de seguros da IBM.