Impulsionado pelo avanço do coronavírus que colocou em quarentena quase 1/3 da população mundial, a indústria global de jogos baseados em blockchain pode experimentar um boom de adoção em 2020. A previsão é do consórcio Blockchain Game Alliance que anunciou novos projetos para o restante do ano, incluindo uma nova diretoria.
A Blockchain Game Alliance começou sua jornada em outubro de 2018 com oito membros. Desde então, mais empresas se uniram para tentar integrar o melhor da tecnologia blockchain no mundo dos videogames.
Atualmente, mais de 90 empresas de ambos os setores, de videogames e blockchain, trabalham juntas no consórcio para que o DLT (sigla em inglês para Tecnologia de Contabilidade Distribuída) possa alcançar novos espaços. O grupo atua ajustado ao que pode acontecer com o desenvolvimento da pandemia de coronavírus. As empresas associadas incluem Ubisoft, AMD, ConsenSys, The Sandbox, além dos projetos MakerDAO e Ox.
“Acredito firmemente no alinhamento dos interesses dos jogadores, criadores e desenvolvedores de videogames. Devemos continuar a incentivar a verdadeira propriedade de jogadores e criadores através da inclusão da indústria de blockchain (…) Devemos ser mais fortes à medida que os jogos avançam com o blockchain”, disse Sébastien Borget, recentemente nomeado presidente da organização.
No caso da Ubisoft, que integra o consórcio, já existem apostas em desenvolvimento, como o Hashcraft, um jogo de aventura em que o jogador se torna um explorador de uma ilha e pode realizar diversas tarefas, inclusive criar desafios para outros jogadores.
“O blockchain tem o potencial de transformar a experiência de jogo, oferecendo aos jogadores novos benefícios e um nível sem precedentes de envolvimento”, disse Anne Puck, diretora associada da iniciativa blockchain da Ubisoft.
A indústria de videogames é uma das mais importantes do mundo do entretenimento. Estima- se que as empresas do setor gerem mais de US$ 135 bilhões anualmente em todo o mundo, devido à disseminação de dispositivos móveis e novas ofertas online.
Leia também: NBA recebe patente para lançar tokens colecionáveis baseado em blockchain no Brasil