O surto de Coronavírus já está impactando a indústria de mineração na China, já que várias empresas do setor anunciaram que dispensaram seus funcionários da ida ao escritório pedindo que todos façam trabalhos home office para evitar o contágio com o vírus. A epidemia também tem feito as empresas cancelarem todas as reuniões de negócios no país e no exterior.
O cancelamento de reuniões tem um alto impacto na indústria de cripto e blockchain da China, já que os empresários do país gostam de fechar negócios apenas com reuniões, desta forma. Devido a isto, pouco ou quase nenhum avanço tem sido feito no último mês. Todos os eventos internos voltados à indústria blockchain também estão suspensos por conta da epidemia.
“Atualmente, não podemos fazer negócios. Os consultores de pré-venda só podem classificar documentos em casa, informações comerciais e guardá-las para propaganda posterior.”, disse um gerente de uma empresa de blockchain, que pediu para não ser identificado.
Uma das principais exchanges de criptomoedas do mundo, a Binance, reduziu as atividades de um evento que vinha promovendo no Vietnã, contudo em um comunicado divulgado no dia, 1º de fevereiro, a Administração de Aviação Civil do Vietnã disse que todas as rotas entre a China e o Vietnã seriam canceladas para evitar o coronavírus. Desta forma é provável que a cúpula do Vietnã seja adiada.
Como 70% do poder global da computação em Bitcoin está concentrado na China. Os mineradores de BTC da China estão concentrados principalmente na Mongólia Interior, Xinjiang e Yunnan, além de Sichuan.
Vários mineradores e proprietários de minas disseram que, a curto prazo, a epidemia não terá um impacto maior no setor de mineração. Como as fazendas de mineração de Bitcoin são construídas principalmente nas montanhas internas, com uma pequena população.
“Até agora, eu não ouvi falar em nenhuma fazenda de mineração fechada por causa da epidemia. Enquanto a energia não for cortada e a rede for mantida, os mineradores vão continuar minerando”, disse Chen Hanping, um mineiro na província de Yunnan.
Contudo, Hanping ressaltou que se a epidemia continuar por mais alguns meses, o setor de mineração ficará definitivamente afetado, pois em dois meses Sichuan entrará na estação chuvosa. Atualmente muitas máquinas de mineração estão na Mongólia e Xinjiang, por conta das minas de energia térmica, mas elas seriam transferidas para fazendas de mineração de energia hidrelétrica em Sichuan. Se a epidemia continuar, essas máquinas de mineração não poderão ser realocadas com sucesso.
Leia também: Empresário do setor de criptoativos cria fundação para investigar vacina para o coronavírus