A Intercontinental Exchange (ICE), empresa controladora da Bolsa de Valores de Nova York, anunciou nesta terça-feira (7) um investimento estratégico de até US$ 2 bilhões na Polymarket, plataforma em blockchain de mercados de previsão.
O acordo, que valora a Polymarket em aproximadamente US$ 8 bilhões, tornará a ICE a distribuidora global dos dados gerados pela plataforma para investidores institucionais, marcando uma convergência histórica entre o sistema financeiro tradicional e os mercados de previsão descentralizados.
Dessa forma, a parceria une dois mundos que são primos distantes: as bolsas de valores tradicionais e os mercados de apostas. Enquanto no primeiro os traders buscam prever preços de ativos financeiros, no segundo o escopo se expande para virtualmente qualquer evento mensurável.
Polymarket é blockchain
Fundada em 2020 por Shayne Coplan, a Polymarket construiu sua plataforma na rede Polygon. O jovem, que se declara usar o Ethereum desde os 14 anos, utilizou a tecnologia blockchain para oferecer transações de baixo custo e rápida execução, essenciais para uma experiência de usuário eficiente.
A infraestrutura tecnológica da Polymarket permite que cada transação seja registrada on-chain, garantindo transparência total aos palpiteiros. Enquanto o sistema de custódia descentralizada assegura que os usuários mantenham controle sobre seus fundos.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Essa robustez técnica foi fundamental para o sucesso da plataforma. Além disso, ajudou a fechar parcerias estratégicas, incluindo a integração com o X, que expõe 600 milhões de usuários mensais ao seu ecossistema de previsões.
Novo capítulo na indústria
Jeffrey C. Sprecher, Chairman e CEO da ICE, destacou que o investimento “combina a ICE, proprietária da NYSE fundada em 1792, com uma empresa visionária no espaço de Finanças Descentralizadas”. Já Shayne Coplan, Fundador da Polymarket, enfatizou que a parceria “representa um grande passo para trazer os mercados de previsão para o mainstream financeiro”.
A transição da Polymarket de plataforma de entretenimento para fonte de inteligência de mercado simboliza uma evolução crucial no ecossistema de dados. A capacidade de capturar em que as pessoas apostam seu dinheiro oferece um termômetro único do sentimento coletivo. Ele pode ser aplicado por empresas listadas – desde a avaliação de riscos políticos até a previsão de tendências de mercado.
A operação consolida a “sabedoria das multidões” como ferramenta válida para o núcleo do sistema financeiro global. Esse conceito tem ganhando força nos últimos anos diante da descrença dos as pesquisas de opinião e a mídia em geral.
O valor da plataforma foi evidenciado durante as eleições de 2024 nos Estados Unidos. Enquanto a mídia tradicional e as pesquisas de opinião tradicionais indicam uma vantagem da candidata democrata Kamala Harris, as probabilidades de vitória do republicano Donald Trump na Polymarket permaneciam como as mais apostadas pelos usuários, antecipando o resultado que se concretizaria nas urnas.
O investimento, realizado em dinheiro, não deve impactar materialmente os resultados de 2025 da ICE, que detalhará o acordo em sua conferência de resultados em 30 de outubro.