Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Contratos futuros: uma nova forma de manipular o preço do Bitcoin?

  • Por Luciano Rocha
  • - 25/01/2018
  • às 14:40
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Os acontecimentos da última semana, nos quais o Bitcoin experimentou uma forte queda que chegou a 40% do valor da moeda, levaram a uma grande indagação: os investidores de Wall Street podem manipular os mercados de criptomoedas através dos contratos futuros de Bitcoin? Com base na queda nos mercados durante a semana de 15 de janeiro, a resposta dessa pergunta pode parecer um retumbante “sim“.

Durante o movimento de queda, houve uma certa brincadeira na Reddit de que o pânico no mercado terminaria na quarta-feira, 17 de janeiro às 4:00 da tarde, quando os mercados fecharam os primeiros contratos de futuros do Bitcoin no CBOE, os quais expiraram em cerca de US$ 10.900 por Bitcoin. Havia até uma contagem regressiva postada por um usuário do Reddit. Enquanto o preço do Bitcoin não se recuperou imediatamente, a maioria das altcoins começou a se recuperar horas depois que os contratos futuros expiraram.

Estratégia dos mercados futuros

Muitos investidores institucionais podem ser espertos o suficiente para usar os contratos de futuros e causar uma queda no preço da Bitcoin, aproveitando a baixa para comprar mais, disparando de stop-loss em níveis de suporte para diminuir o preço e causa a impressão de que tudo foi um acidente. Isso gealmente assusta os investidores novatos, os quais vendem precipitadamente a moeda, pensando assim que se livraram de uma perda total. Ao tomar essa estratégia, os investidores de Wall Street estão estrategicamente pressionando o preço para voltar a entrar em níveis muito baixos e, dessa forma, comprar na baixa, tornando a fazer o preço subir, muitas vezes para níveis maiores do que os anteriores. Então, assumindo, colecione lucros e repita o ciclo, aumentando os lucros cada vez que o Bitcoin aumenta e cai. É o movimento de mercado da compra na baixa para vender na alta, muito conhecido pelos investidores mais experimentados.

Unidos: Nós caímos e levantamos juntos

Curiosamente, o mercado de criptomoedas parece subir e cair simultaneamente com as altcoins. É uma questão sistêmica que causa esse aumento harmonioso e queda dos preços nas exchanges? A resposta é um pouco difusa, mas existem vários fatores em jogo.

A maioria das exchanges do mercado usa Bitcoin como a criptomoeda de troca universal, o que praticamente obriga muitos investidores a comprar e a vender o Bitcoin para entrar no mercado de altcoins. Quando o Bitcoin começa a cair no mercado, geralmente a cotação de muitas altcoins também caem, motivados pelos investidores que estão liquidando suas posições em Bitcoin, e vice-versa. Também é sistêmica porque a maioria das exchanges exige o uso de Bitcoin ao invés de moeda fiduciária. É fácil investir moeda fiduciária no mercado e, em seguida, deixar lá como um investidor que negocia a longo prazo; nesse caso, negociando de uma criptomoeda para outra e não retornando à moeda fiduciária.

Além disso, quando o preço do Bitcoin cai ou aumenta em relação a moeda fiduciária, todas as altcoins geralmente seguirão a tendência. Isso ocorre porque todos os preços de altcoins são baseados na taxa de câmbio de Bitcoin, e não na taxa de câmbio de moeda fiat. O valor de uma altcoin em moeda fiat é o valor da altcoin em Bitcoin e, em seguida, o valor de Bitcoin na moeda fiat. Portanto, é o Bitcoin, e não as altcoins, que afeta fortemente os preços de mercado.

Com grande parte do mercado ligado ao Bitcoin, torna mais fácil para os contratos futuros baseados na criptomoeda manipularem todo o mercado, porque não é o valor das altcoins separadamente, mas sim o valor das altcoins em relação ao valor do Bitcoin.

O próximo teste decisivo está chegando nesta sexta-feira, 26 de janeiro, quando os contratos de futuros em Bitcoin da Bolsa de Mercadorias de Chicago (CME) deverão expirar. Dado que o mercado de criptomoedas está se recuperando, é provável que os contratos possam causar uma nova manipulação dos preços, ou não. Só o fechamento do mercado dirá.

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.