Um contrato futuro que permite apostar na variação de hash rate do Bitcoin (BTC) foi lançado. A SynFutures, exchange descentralizada de derivativos, anunciou o lançamento na quinta-feira (22).
Intitulado “Bitcoin Hash Rate Futures”, o produto usará a capacidade de mineração total da rede para abrir posições de comprado e vendido.
As posições são abertas utilizando Wrapped BTC, e apostam na variação de dificuldade de mineração, ocorrida a cada 2 semanas.
Novos futuros
Após as investidas da China, a mineração de Bitcoin ganhou atenção especial. O maior ajuste de dificuldade negativo de mineração, bem como a queda na hash rate, foram temas discutidos.
Para esta modalidade de contratos futuros, foi criado um índice com a ajuda de um oráculo. Este oráculo terá um controle constante da dificuldade de mineração do Bitcoin a cada bloco.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Conforme ressaltado pela SynFutures, esse novo produto é especialmente útil para mineradores. Por exemplo, é possível que um minerador opere vendido contra ao esperar um aumento na hash rate.
Ao mesmo tempo, ele pode operar em comprado se achar que o custo com eletricidade será maior. A publicação reforça que, durante os próximos dias, detalhes sobre o oráculo serão compartilhados — uma vez que os contratos futuros ainda estão em teste.
Vale ressaltar que os contratos são descentralizados. Assim, todo o processo é feito por meio de contratos inteligentes nas redes Ethereum ou Polygon.
Como funciona
Usando o token Wrapped BTC, que representa o Bitcoin em outras blockchains, é possível abrir uma posição em comprado ou vendido.
O par do contrato é chamado de BTCHASH e, através dele, é possível abrir as posições de negociação. As posições em comprado são aquelas na qual o investidor acredita que a hash rate aumentará, diminuindo a dificuldade.
Ao mesmo tempo, as posições em vendido representam um pessimismo em relação à hash rate, representado pelo aumento na dificuldade de mineração.
Então, basta selecionar a dificuldade em hashes e depositar a margem. A imagem abaixo exemplifica como o contrato funciona:
Leia também: Terceira maior baleia de Bitcoin compra quase 17.000 BTC
Leia também: Prévia da inflação atinge maior nível desde 2004, superando expectativas
Leia também: Banco Central lança solução para facilitar uso do Pix no e-commerce