À medida em que 2019 se aproxima de seu fim, é hora de relembrar alguns projetos do setor de criptomoedas que se destacaram. Há muito barulho no mercado de criptoativos, mas os projetos abaixo tiveram boas performances, fornecendo soluções originais com utilidade genuína.
LiquidApps
O projeto de dimensionamento da EOS, o LiquidApps, surgiu do nada para angariar aplausos em todo o setor, afinal em 2019, atingiu seu auge. Muito disso ocorreu devido ao sucesso de sua rede DAPP, que demonstrou que é possível provisionar escala fora da cadeia (sidechain) sem comprometer a descentralização. O vRAM do DAPP Network permite que os desenvolvedores de DApps EOS acessem armazenamento virtual barato, dando a eles a capacidade de escalar seus aplicativos descentralizados sem serem afetados por altos custos. Isso por si só seria suficiente para sustentar a maioria dos projetos de criptomoedas por um ano, mas o LiquidApps acompanhou essa descoberta com uma ferramenta para integrar novos usuários do DApp, outra para vincular cadeias de blocos em um único DApp e um serviço da Oracle.
Remme
Projeto de infraestrutura de chave pública distribuída (PKI) Remme possui uma das equipes de trabalho mais fortes em criptografia. Depois de perceber que sua blockchain habilitada para PKI simplesmente não o cortaria do Hyperledger Sawtooth, a equipe da Remme tomou a difícil decisão de mudar as cadeias profundamente no projeto, fazendo a transição para a base de código EOSIO e implementando sua rede de teste. Em vez de deixar que isso os desencorajasse, a Remme avançou com o lançamento da rede principal, reservando um tempo para propor melhorias no EOSIO, onde foram encontrados erros na base de código, e ajustando o funcionamento de seu programa Block Producer.
Este ano, a Remme também conseguiu integrar centenas de empresas ao Keyhub, sua plataforma “tudo em um” para gerenciar certificados SSL / TLS. Com sua rede principal a apenas algumas semanas, 2020 está se transformando em um grande ano para a startup de blockchain ucraniana.
Matic Network
Seria impossível analisar os maiores sucessos de 2019 sem incluir a Matic. Embora o aumento meteórico do preço de seu token nas últimas semanas, após uma IEO em abril na Binance, tenha mantido os investidores felizes, isso é apenas um sintoma de seu sucesso.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Enquanto o Ethereum permanece um pouco atrapalhado, a Matic emergiu como uma cadeia genuinamente escalável e pronta para produção que pode suportar a tensão. Sua adaptação do Plasma permite pagamentos e transações instantâneas na cadeia, tornando-a adequado para tudo, desde DApps a DEXs. Dezenas de projetos de criptomoedas anunciaram sua migração para a Matic Network, incluindo um número especializado em NFTs, como os Battle Racers.
Chainlink
Se houver algum token, fora dos tokens de exchanges, que os investidores desejam acumular em janeiro, é o LINK. Com um aumento de 570% em 12 meses, o LINK está representando um dos melhores investimentos no setor de criptoativos em 2019. Grande parte do sucesso da Chainlink se resume a dominar o outro “P”, de parcerias. Este ano, as empresas de criptoativos ou de outros setores correram para unir-se à Chainlink, utilizando contratos inteligentes e a rede oracle para conectar feeds de dados fora da cadeia e permitir entradas e saídas invioláveis.
Com nomes como Swift, Google, Gartner e IC3, todos trabalhando com a Chainlink, o projeto foi fundado por Sergey Nazarov.
Synthetix
Garantindo o reconhecimento do projeto mais inovador de 2019, o Synthetix é uma solução inteligente cujo melhor ainda está por vir. Os ativos sintéticos descentralizados têm sido o Santo Graal de muitos defensores do mercado financeiro descentralizado, liberando a capacidade de negociar sem permissão mercadorias, forex e criptomoedas em DEXs. O Synthetix é o primeiro projeto a atingir esse objetivo por meio do uso pioneiro de tokens “synths”, que fornecem exposição a ativos como ouro, ações da TESLA e AAPL, sem limitações de liquidez. Tendo valorizado incríveis 1.715% até o momento, apesar de estar ausente nas principais exchanges do mercado, o token SNX parece ter mais espaço para crescer.
Leia também: SoftBank lança cartão de débito com carteira de criptomoedas integrada