A abertura da Copa do Mundo da Fifa™, realizada nesta quinta-feira, 14 de junho, atraiu os olhares de pessoas do mundo inteiro – e fez a alegria da torcida russa, que vibrou com o evento e com a goleada de sua seleção sobre a Arábia Saudita.
Três dias antes do início do torneio, o jogo CryptoStrikers entrou no ar. O game tem como objetivo trazer a paixão das trocas de figurinhas da Copa para o meio digital, usando a tecnologia blockchain. O Criptomoedas Fácil escreveu em primeira mão sobre o jogo, e hoje traz uma entrevista exclusiva com Benn Gutton e Gianni Settino, criadores do game.
Benn e Gianni falaram sobre o lançamento, como funcionam as compras e trocas de figurinhas, além de deixarem um presente especial para os leitores do CF. Não perca esta oportunidade e confira a entrevista abaixo.
Criptomoedas Fácil: Como surgiu a ideia de criar um jogo baseado nas figurinhas do álbum da Copa?
CryptoStrikers: Somos colecionadores de figurinhas físicas e digitais há muito tempo e pensamos que os aspectos únicos da blockchain (propriedade digital + escassez) podem maximizar o potencial de tais jogos. Depois do lançamento do CryptoKitties, em dezembro de 2017, a gente discutia várias ideias de aplicativos e ficou claro que fazer uma experiência semelhante à das figurinhas da Panini na blockchain seria um projeto interessante, que poderíamos lançar rapidamente.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
CF: As figurinhas presentes no jogo serão as mesmas que estão no álbum ou haverá algum jogador adicional?
CS: Apenas uma parte dos jogadores que vão jogar na Rússia estarão disponíveis para coleção no CrypoStrikers. No total, serão 100 jogadores diferentes e mais dois jogadores surpresa que não participarão da Copa (você precisará jogar o jogo para descobrir quem são esses jogadores!)
CF: Como os usuários poderão se cadastrar na plataforma?
CS: O processo de cadastro dos jogadores é bem simples: requer apenas um endereço de e-mail e nome de usuário. Além disso, uma carteira digital é necessária para jogar o jogo porque as figurinhas do CryptoStrikers são registradas na blockchain. No nosso site, explicamos o passo-a-passo de como criar uma carteira digital no MetaMask para aqueles jogadores que ainda não possuem uma.
CF: No Brasil, existe uma cultura muito forte da troca de figurinhas presencialmente – muitos estabelecimentos se utilizam dessa prática para promover encontros e interação entre amigos e até mesmo desconhecidos. Quais atrativos o CryptoStrikers espera desenvolver para conseguir atrair a atenção das pessoas?
CS: Infelizmente, somos um time de duas pessoas (mais nosso advogado Brian e a esposa dele, que inclusive fala português!), por isso, não temos recursos para estabelecer redes de contatos com estabelecimentos onde as pessoas tipicamente trocam figurinhas. Contudo, nossa plataforma de trocas de figurinhas permite que usuários troquem virtualmente com amigos ou desconhecidos de maneira rápida e fácil. Além disso, caso preferirem, os colecionadores podem se encontrar pessoalmente para trocar figurinhas e completar as transações apenas com alguns toques no celular.
CF: Como será feita a compra e/ou troca das figurinhas?
CS: Em nosso site, é possível comprar pacotes ou figurinhas individuais para vender, comprar e trocar. O processo de comprar e vender figurinhas no site é semelhante ao de comprar e vender qualquer produto on-line. Nossa exchange descentralizada permitirá que os usuários troquem figurinhas por meio das carteiras digitais do MetaMask, Cipher ou Toshi e vai deixar os usuários compartilherem links que mostram informação sobre as trocas (por exemplo, um link que diz qual figurinha você quer vender). Além disso, o CryptoStrikers vai permitir que usuários utilizem URL/links para divulgar ofertas de figurinhas disponíveis para venda ou troca. Essas ofertas poderão ser compartilhadas com amigos (via email, SMS ou aplicativos como WhatApps, Signal etc.) ou por meio de redes sociais. Usuários também podem organizar trocas por meio do site do Cryptostrikers.
CF: Os pacotes poderão ter figurinhas repetidas?
CS: Cada pacote com quatro figurinhas não possui itens repetidos. Entretanto, o jogador que comprar mais de um pacote pode receber figurinhas repetidas. Como os cromos são criados e adicionados aos pacotes de maneira aleatória, quanto mais pacotes um colecionador comprar, maiores são as chances de ele adquirir figurinhas repetidas.
CF: Após o fim da Copa do Mundo os usuários ainda poderão efetuar compras ou trocas de figurinhas?
CS: O jogo foi lançado nesta semana (11/06) e os usuários já podem visitar nosso site para comprar suas figurinhas. Os pacotes permanecerão à venda até o final da competição. Depois do final da Copa do Mundo™, as figurinhas não estarão mais à venda no CryptoStrikers, mas os usuários podem continuar a comprar, vender e trocar figurinhas entre si.
CF: O CryptoStrikers utiliza o token ERC721, que é diferente do tradicional ERC20 – geralmente usado em ICOs. Quais as diferenças entre os modelos de tokens?
CS: De forma bem geral, os dois tipos de tokens têm funcionalidades diferentes. Os tokens ERC-20 são melhor utilizados em ICOs, pois cada token é indistinguível de outro (ou seja, fungível, assim como moedas fiat em geral.) Por exemplo, cada nota de R$20 é igual a qualquer outra nota do mesmo valor.
O ERC-721 é um tipo de token mais avançado que é infungível, ou seja, cada token é completamente único, exclusivo e não é intercambiável com outros tokens (no CryptoStrikers, por exemplo, cada figurinha do Neymar possui um número de série único e, por isso, o usuário pode saber que cada carta é única). Esta norma de programação permite o desenvolvimento de uma nova classe de colecionáveis, que por sua raridade e outras características, permite criar itens de forma exclusiva.
CF: Vocês já conseguiram avaliar qual foi a recepção da comunidade a respeito da ideia de um “álbum da Copa do Mundo™ em blockchain”?
CS: Fizemos uma pesquisa de mercado no início de março antes de iniciar este projeto. Esperamos que a reação dos usuários seja positiva e valide nossa tese de como a tecnologia inovadora de blockchain pode transformar o mercado de coleção de figurinhas de esportes.
CF: O CryptoStrikers tentou fechar alguma parceria com a Panini para não ter algum problema com licenciamento de marca?
CS: Adoramos as figurinhas da Panini, mas não usamos nenhuma marca ou direito autoral deles no CryptoStrikers.
CF: Obrigado pela entrevista, Benn e Gianni. Deixamos o espaço aberto para os comentários de vocês.
CS: Nosso plano é que o jogo dos CryptoStrikers continue evoluindo. Imagine um dia em que você possa criar uma figurinha do Neymar com a camisa do Liverpool (ou do Botafogo!) ou até comprar uma figurinha com o autógrafo criptografado do jogador (Neymar pode por a assinatura criptográfica dele em sua figurinha). Esses casos mostram usos inovadores da tecnologia e que nos deixa super entusiasmados sobre o futuro. Também estamos avaliando a possibilidade de criar figurinhas para outros esportes.
Estamos oferecendo aos leitores do Criptomoedas Fácil a oportunidade de conseguir pacotes de figurinhas GRÁTIS! Para conseguir o seu pacote, basta acessar e seguir as instruções nesse link. O sorteio é por ordem de chegada para as 25 primeiras pessoas que criarem uma conta no site da CryptoStrikers. Promoção limitada a um endereço de carteira digital por usuário. O usuário é responsável pelos custos das transações.