Em um artigo recente, o agregador de dados de criptomoedas CoinGecko listou as carteiras de criptomoedas online mais populares do mercado. De acordo com o levantamento, a MetaMask é, de longe, a “wallet” mais usada, com mais de 22,66 milhões de instalações de aplicativos.
Lançada em 2016 pela ConsenSys, a carteira Ethereum tornou-se tão popular que muitas pessoas usam o termo “MetaMask” para se referir a carteiras em geral. Segundo o CoinGecko, o segmento é altamente dominado pelas 10 principais carteiras. Juntas, elas somam 65,90 milhões de instalações. Isso corresponde a 81,2% das instalações, na maioria dos navegadores e dispositivos móveis Android.
Notavelmente, apenas as quatro carteiras mais populares possuem 54,06 milhões de instalações combinadas (66,6%). Logo atrás do MetaMask estão a Coinbase Wallet (11 milhões de instalações), a Trust Wallet (10,4 milhões) e a Blockchain.com Wallet (10 milhões).
Enquanto isso, existem 15,25 milhões de instalações combinadas nas demais carteiras de criptomoedas classificadas fora do top 10.
“Em outras palavras, as 10 carteiras mais populares têm mais de 4 vezes o número de instalações para carteiras menos populares”, destacou o CoinGecko.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Carteiras de criptomoedas
Em seu levantamento, o CoinGecko ainda observou que cinco das dez wallets mais populares são apoiadas ou pertencentes a exchanges de criptomoedas centralizadas (CEXs). A Coinbase Wallet e a Crypto.com DeFi Wallet são de suas respectivas exchanges.
Já a Trust Wallet, a Binance adquiriu em 2018. Enquanto isso, a BitKeep tem o apoio da Bitget. Além disso, a integração da carteira de hardware da SafePal atraiu investimentos da Binance Labs.
“Isso sugere que as exchanges de criptomoedas centralizadas acham importante expandir para serviços de autocustódia, uma vez que 80,1% dos detentores de criptomoedas usam carteiras quentes para armazenar seus ativos, em comparação com 70,6% que usam CEXs”, observou o CoinGecko.
Atualmente, existem pelo menos 55 carteiras online, com 81,16 milhões de instalações totais rastreadas pelo CoinGecko. No entanto, espera-se que ainda mais carteiras de criptoativos surjam. Afinal, a indústria continua buscando melhorias para trazer as pessoas para a rede.
Ainda segundo o relatório, os dispositivos móveis Android atingiram mais de 61,60 milhões em instalações de carteira, ou 3 vezes mais do que as 19,55 milhões de instalações registradas para navegadores (Chrome, Brave, Firefox, Opera e Edge). Isso pode indicar que a maioria das pessoas tende a acessar suas wallets por meio de telefones celulares, em vez de laptops.
O estudo do CoinGecko examinou as instalações de carteira quentes (online) no navegador e no celular de acordo com CER.live e dados públicos em 1º de agosto de 2023.