Desde a ascensão do Bitcoin (BTC) em 2017, quando alcançou o valor de US$ 20 mil impulsionado pelos ETFs de Futuros de Bitcoin e pelo bull run daquele ano, o mercado de criptomoedas permanece atento a eventos globais. Estes podem influenciar os preços e tendências das moedas digitais.
Nesta semana, diversos eventos econômicos e políticos ao redor do mundo têm potencial para causar movimentações significativas no mercado de criptomoedas. Veja os destaques:
- Terça-feira:
- Dados econômicos do Japão, incluindo a balança de pagamentos, que historicamente afetam as negociações de criptomoedas.
- Liberação das minutas da reunião de política financeira do Banco da Inglaterra.
- Divulgação da Perspectiva Econômica Mundial pelo FMI.
- Quarta-feira:
- Dados sobre a inflação da Alemanha.
- Reunião de ministros da defesa da OTAN em Bruxelas, um evento geopolítico relevante.
- Semana de Energia da Rússia em Moscou, que pode afetar criptomoedas ligadas a energia.
- Divulgação das minutas da reunião do Federal Open Market Committee (FOMC) dos EUA.
- Dados econômicos dos EUA, como o Índice de Preços ao Produtor (PPI), que frequentemente impactam o mercado de criptomoedas.
Outros eventos globais que podem impactar
Na quinta-feira, os investidores estarão de olho nos dados econômicos do Japão, incluindo os pedidos de máquinas e o Índice de Preços ao Produtor (PPI). Os discursos de autoridades japonesas, como Asahi Noguchi, do Banco do Japão, também são relevantes.
Os dados de produção industrial do Reino Unido, a publicação das minutas da reunião de política do Banco Central Europeu (BCE) e discursos de autoridades do Banco da Inglaterra estão na agenda para quinta-feira.
A sexta-feira reserva eventos importantes, incluindo dados econômicos da China, como o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) e o Índice de Preços ao Produtor (PPI), que podem afetar diretamente as criptomoedas, já que a China é um mercado importante.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Além disso, a reunião de ministros das finanças e bancos centrais do G20 como parte das Reuniões do FMI é crucial, e os discursos de líderes financeiros globais, como Christine Lagarde, do BCE, e Kristalina Georgieva, do FMI, podem influenciar a percepção das criptomoedas como ativos seguros.
À medida que a temporada de resultados corporativos começa na sexta-feira, os investidores também estarão atentos aos resultados trimestrais de empresas como Citigroup, JPMorgan, Wells Fargo e BlackRock, já que isso pode afetar os mercados financeiros, incluindo as criptomoedas.