O condado de Utah, localizado no estado norte-americano de mesmo nome, anunciou que pretende utilizar o aplicativo de votação em blockchain da Voatz em sua eleição municipal, informou a Coindesk nesta terça-feira, 23 de julho.
De acordo com um comunicado oficial emitido pelo condado, o serviço de votação baseado em blockchain será oferecido para militares na ativa, seus dependentes elegíveis e eleitores residentes no exterior. O projeto é uma colaboração entre a Divisão Eleitoral do Condado de Utah, o Voatz, o Tusk Philanthropies e o Centro Nacional de Cibersegurança (NCC).
Foco militar e no exterior
O projeto tem como público principal as tropas norte-americanas que atuam no exterior e normalmente dependem de cédulas de papel, o que pode ser um obstáculo para a segurança e praticidade do voto. O comunicado oficial do condado cita a Comissão de Assistência Eleitoral dos EUA e afirma que cerca de 300 mil eleitores no exterior pediram para votar nas eleições de 2016, mas não puderam entregar as cédulas aos funcionários do condado a tempo.
“As eleições de Utah são outro sinal de que o uso do voto eletrônico e móvel em nosso país é muito real e apoia nossa teoria de que quando mostramos às pessoas uma maneira muito melhor de fazer algo, torna-se uma demanda”, disse Bradley Tusk, fundador e CEO da Tusk Philanthropies.
“Quando estamos próximos da eleição presidencial, temos que continuar removendo barreiras e obstáculos do processo, para que mais pessoas possam participar de nossa democracia.”
Expansão do voto em blockchain
O aplicativo móvel da Voatz é baseado numa junção de tecnologias de segurança de “nível militar”, bem como infraestrutura de biometria e blockchain. A startup já conduziu mais de 40 testes, incluindo convenções partidárias estaduais e eleições governamentais estudantis.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“O teste no condado de Utah será uma excelente oportunidade para consolidar a boa experiência que obtivemos em Denver”, afirmou Forrest Senti, diretor de iniciativas empresariais e governamentais do NCC.
“Será uma grande demonstração de como as parcerias público-privadas podem inovar e expandir o conceito de facilidade de acesso e segurança para eleitores em todos os lugares.”
O Voatz já foi testado nas eleições municipais da cidade de Denver, em Ohio, bem como nas duas primárias estaduais da Virgínia Ocidental – a primeira vez que um Estado norte-americano ofereceu votação móvel baseada em blockchain nas eleições federais.
Em junho, a Voatz arrecadou US$7 milhões em uma rodada de financiamento que teve como investidores a Medici Ventures e a Techstars, da Overstock.
Leia também: Estado norte-americano publica quase mil certidões de casamento no Ethereum