A empresa de análise de criptomoedas Kaiko publicou um relatório sobre a liquidez nas principais exchanges de criptomoeda do mundo e revelou que poucas plataformas concentram a liquidez do mercado. Conforme destacou a Kaiko, essa concentração gera preocupações sobre a centralização das operações com cripto.
No relatório, a empresa analisou duas métricas em particular: o volume de transações e a profundidade do mercado.
A profundidade do mercado refere-se à representação da oferta e demanda de uma determinada criptomoeda em uma plataforma de negociação. A medida mostra a quantidade de criptomoeda disponível para compra e venda em vários preços diferentes.
A empresa compilou a profundidade média do mercado =e o volume acumulado de negociações para BTC, ETH e os 30 principais ativos cripto por valor de mercado. Segundo a Kaiko, a grande maioria da atividade de negociação está concentrada nesses 30 principais ativos.
Concentração da liquidez em exchanges
De acordo com a Kaiko a concentração de liquidez em poucas exchanges tem seu lado bom e ruim. Por um lado, a escassez de liquidez pode exacerbar a volatilidade e perturbar o processo de descoberta de preços. Por outro lado, as “forças naturais do mercado” levaram inevitavelmente a uma concentração crescente desta liquidez num punhado de plataformas. E isso beneficia o trader médio.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Apesar desse aspecto positivo, a concentração pode criar pontos de falha para a indústria, como o colapso da FTX, por exemplo. Segundo a Kaiko, muitas exchanges centralizadas ainda carecem de proteções básicas para os traders em caso de falha, hacks ou manipulação de mercado.
O relatório apontou que a liquidez está concentrada e tornou-se mais concentrada ao longo do tempo. Em 2023, a Binance foi responsável por 30,7% da profundidade do mercado global e 64,3% do volume de comércio global. As 8 maiores plataformas respondem por 91,7% da profundidade e 89,5% do volume.
Desde 2021, a participação de mercado do volume à vista da Binance aumentou de 38,3% para 64,3%. De acordo com a Kaiko, grande parte deste aumento estava ligada à promoção de negociação com taxa zero.
Profundidade de mercado
No entanto, a concentração da profundidade do mercado caiu na exchange, de 42% para 30,7%. Isso sugere que o programa de negociação de taxa zero da Binance teve um impacto desigual no volume em relação à profundidade do mercado. No entanto, apenas 8 exchanges ainda representam mais de 90% da profundidade do mercado global.
No geral, tanto os volumes à vista quanto a profundidade do mercado estão fortemente concentrados em apenas 8 plataformas, que permaneceram bastante consistentes ao longo dos anos.
A Kaiko concluiu, então, que a liquidez, medida pelo volume de transações e pela profundidade do mercado, está fortemente concentrada em apenas algumas plataformas. Globalmente, existem centenas de exchanges, mas muitas atendem apenas a um nicho de atividade de mercado.
“Embora possa ser ideal, do ponto de vista do mercado, ter a liquidez concentrada em apenas algumas exchanges, a indústria das criptomoedas geralmente tem a descentralização em alta conta. Assim, quando se trata de liquidez da CEX, há pouca descentralização”, concluiu.