O Bitcoin ainda é um assunto novo para muitas pessoas, inclusive para a Receita Federal. Como muita gente ainda se perde em relação ao que fazer na declaração, criamos este resumo explicando como declarar seus bitcoins no imposto de renda.
Atenção, isso não é uma consultoria tributária. Use por sua conta e risco. Infelizmente impostos são um assunto complexo no Brasil e, apesar de nossa pesquisa intensa, algo pode estar incompleto ou incorreto nas recomendações abaixo.
Pela legislação vigente no Brasil, não há nenhuma lei que dê tratamento diferenciado ao Bitcoin. Assim, ele é considerado um bem, da mesma forma que uma obra de arte, por exemplo:
- Quem possui mil reais ou mais em bitcoins, deve incluí-los na seção “outros bens” da declaração de imposto de renda.
- Por não existir uma cotação oficial do Bitcoin, estes incluidos em “outros bens” podem ter seu valor calculado considerando-se a cotação de uma bolsa, como o Mercado Bitcoin, no Brasil, ou Bitstamp, na Europa. O valor a declarar por cada unidade, deve ser o valor de 31/12/2014.
- Se você fez uma venda superior a 35 mil reais em um mês e obteve lucro com essa operação, você deve pagar imposto de 15% sobre o montante ganho.
- Caso você não tenha declarado os ganhos com Bitcoin nos últimos cinco anos, precisa pagar o imposto com multa e juros.
Confira o que é Bitcoin !
Leia também: Como definir e testar stoploss no excel
Leia também: Como Edgar Allan Poe inspirou um compositor a construir uma plataforma blockchain para criativos
Leia também: Como a eleição dos EUA afetará os mercados? Junte-se a SimpleFX Trading Cup
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora