Cada vez mais empresas em todo o mundo estão usando criptomoedas (como Bitcoin) para várias finalidades, incluindo transações, investimentos e despesas operacionais. Como um fenômeno relativamente novo, o mundo da criptomoeda ainda é repleto de incerteza e risco – mas há também a possibilidade de grande recompensa.
Vamos dar uma olhada nas considerações, e os problemas potenciais que as empresas podem enfrentar enquanto ponderam fazer uso dessa nova forma poderosa, porém esotérica, de moeda.
Por que considerar o uso da criptomoeda?
A partir de 2023, mais de 2300 empresas dos EUA aceitam Bitcoin como uma forma válida de pagamento. Sua aceitação só cresceu desde então, com o advento dos caixas eletrônicos Bitcoin e o crescente uso global de Bitcoin e outras criptomoedas durante o curso dos negócios. Atualmente, não é incomum que as empresas adotem totalmente a nascente moeda eletrônica, usando-a para custos operacionais e investimentos e para comprar bens ou serviços.
O uso de criptomoedas, inevitavelmente, apresenta a qualquer empresa uma série de oportunidades lucrativas – ao custo de armadilhas difíceis de antecipar. Por causa dessas armadilhas, qualquer empresa que busque explorar criptomoedas cuidadosamente considera muitos fatores antes de prosseguir.
Este artigo destaca os fatores acima mencionados e como eles podem influenciar sua decisão de usar cripto (ou não). Se a sua empresa optar pela primeira, é de suma importância que a sua empresa exerça uma medida de previsão e que eles abordem o uso de criptomoedas com uma quantidade proporcional de cautela.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O que a criptomoeda pode fazer pela sua empresa?
A fim de considerar corretamente se deve ou não adotar o uso de criptomoeda em sua própria empresa, vale a pena olhar porque outras empresas o estão usando e como.
- A introdução da criptomoeda à sua empresa garantirá que sua equipe esteja ciente dela e de como ela funciona. Isso, por sua vez, significa que sua empresa está bem posicionada para futuros desenvolvimentos no espaço da moeda digital.
- A criptomoeda pode potencialmente abrir o acesso a dados demográficos até então inexplorados. Os usuários de criptomoeda tendem a ser mais jovens, mais tecnologicamente ligados, e gostam de ser capazes de ver como suas transações funcionam. As empresas que aceitam o pagamento na criptomoeda descobrem que pouco menos da metade daqueles que o fazem são novos clientes, e compram duas vezes mais do que aqueles que usam cartões de crédito normais.
- A criptomoeda permite que as empresas rastreiem sua receita e saída com precisão a laser simplesmente não possível com moedas tradicionais. Devido à natureza da moeda digital, é possível rastrear e compartilhar a receita em tempo real. Ao mesmo tempo, a transparência que acompanha as transações criptográficas torna as coisas muito mais fáceis para o seu departamento de contabilidade.
- A criptomoeda facilita o acesso ao capital tradicional que foi convertido em fichas blockchain – algo impossível quando se trabalha com moeda fiduciária.
- Um número crescente de comerciantes respeitáveis e clientes estão mudando para a criptomoeda; a fim de continuar a transação com eles, portanto, será necessário que sua empresa siga o exemplo, para que não perca clientes para concorrentes mais tecnologicamente adeptos.
- A Crypto oferece transferências de dinheiro em tempo real rápidas e seguras que a moeda fiduciária não pode corresponder.
- Embora o valor criptográfico possa ser imprevisível, ele não está vinculado à economia global como o dinheiro tradicional. Nos últimos cinco anos, criptomoedas como o Bitcoin estiveram em alta, enquanto muitas moedas poderosas tradicionais (como a libra esterlina) caíram drasticamente.
- A Crypto oferece uma maneira mais segura de gerenciar investimentos digitais e fornece um controle mais forte sobre o capital de sua empresa.
Dois caminhos principais para usar criptomoeda
O primeiro problema a ser considerado quando se pensa em implementar o uso de criptomoeda em sua empresa é se você deve ou não integrar a criptomoeda em suas contas totalmente, ou simplesmente permitir que os clientes paguem com ela.
Para tomar a decisão certa para sua empresa, você precisará considerar cuidadosamente a abordagem ideal para as metas de sua empresa. Examine os possíveis prós, contras, requisitos e armadilhas da integração de ti em sua empresa.
Para fornecer uma visão geral ampla de como a criptomoeda pode funcionar para sua empresa, vamos dar uma olhada em dois possíveis métodos de utilizá-la.
A abordagem “Fora do livro”
Muitas empresas preferem não integrar a criptomoeda, mas permitir que os clientes paguem com ela integralmente. Essa abordagem é muitas vezes facilitada pela simples troca de moeda, em que a criptomoeda em questão é convertida em qualquer moeda fiduciária que preferirem, e o pagamento é processado dessa maneira. Trata-se de uma abordagem “off the books”, porque a cripto nunca chega aos cofres da empresa.
Esta é, sem dúvida, a maneira mais rápida e fácil de se envolver com criptomoedas, evitando as potenciais dores de cabeça da plena integração. Ele não requer muitas mudanças internas e, ainda assim, pode permitir à empresa alguns dos benefícios do uso da criptomoeda, como aproveitar novos dados demográficos e aumentar as vendas. Para adotar esse método, no entanto, as empresas dependem de fornecedores terceirizados que aceitaram o pagamento criptográfico, o converterão e o renderizar para o negócio.
Esta é a solução mais simples para o que poderia ser um problema espinhoso, mas vem com suas desvantagens. Por um lado, o fornecedor cobra uma comissão pela conversão criptográfica (como acontece com qualquer trocador de moeda).
No entanto, o vendedor lida com quase todos os aspectos técnicos da transação, e uma grande parte dos problemas incidentes que surgem do uso de criptomoedas (conformidade com os regulamentos corretos, por exemplo) são assumidos pelo fornecedor. Ele também mantém a criptomoeda fora de sua conta, simplificando significativamente suas contas.
Isto não quer dizer que uma empresa que adota esta abordagem possa lavar as mãos de todas as questões financeiras associadas à criptomoeda; deve permanecer vigilante em relação às tentativas de branqueamento de capitais e estar em consonância com as suas responsabilidades financeiras para com o cliente. Também é necessário garantir que eles não estejam violando as normas do OFAC relativas a sanções e embargos comerciais.
Quer você esteja usando criptomoeda no mundo dos negócios ou esteja apenas curioso sobre como tudo funciona devido à vontade de investir a si mesmo, a maioria dos especialistas recomenda fazer sua pesquisa sobre a volatilidade do mercado antes de investir e optar por uma plataforma ou intercâmbio popular e bem-quisto para realmente comprar criptomoeda, caso você decida fazê-lo. Além disso, muitos desses mesmos especialistas têm recomendado cada vez mais plataformas como Bitcoin Up devido às suas inúmeras características e ferramentas de negociação oferecidas aos investidores.
Colocando criptomoeda nos livros
Por outro lado, sua empresa pode decidir que está pronta e disposta a ir até o porco inteiro e obter criptomoeda nos livros. Há benefícios nesta abordagem, é claro, mas eles são temperados pelas potenciais complexidades técnicas de adotar esta abordagem.
Ao se preparar para executar esta etapa, sua empresa pode desejar fazer a si mesma várias perguntas:
- Sua equipe recebeu treinamento suficiente em transações de criptomoedas até o ponto em que eles podem monitorar confortavelmente, lidar e receber pagamento em uma determinada forma de criptomoeda?
- Que objetivo a adoção da criptomoeda atinge para sua empresa?
- Sua empresa tem contingências e medidas apropriadas para usar criptomoeda como uma nova classe de ativos?
- É mais desejável que sua empresa mantenha a custódia de criptomoeda internamente ou que um terceiro a gerencie?
- A sua empresa tem contingências em vigor no caso de os bancos centrais começarem a emitir criptomoedas?
O departamento financeiro de sua empresa precisará considerar cuidadosamente todos esses pontos, uma vez que eles serão o ponto de contato com parceiros de investimento, bancos e capitalistas de investimento. Qualquer alteração na criptomoeda em qualquer parte desta rede afetará inevitavelmente o restante da rede.
Ao considerar a adoção de uma abordagem “no livro” de uma perspectiva mais ampla, há duas abordagens que uma empresa pode adotar:
- Integração total da criptomoeda à infraestrutura da empresa e controle das chaves proprietárias para acesso a essa criptomoeda. Pode ser necessário solicitar aconselhamento jurídico sobre a necessidade (ou a falta de necessidade) de licenças para a transferência de cripto.
- Empregar um terceiro para gerenciar fundos criptográficos em nome da empresa, bem como cuidar do rastreamento e da avaliação de seus fundos em moeda digital.
A primeira opção está muito mais envolvida e exigirá um conhecimento suficiente da infraestrutura criptográfica mais ampla. Uma empresa que gerencia sua própria criptomoeda também terá maior responsabilidade por quaisquer transações de criptomoedas das quais ela faça parte.
Escolha a abordagem preferida de sua empresa – e elabore uma estratégia
A criptomoeda é cada vez mais percebida como uma evolução inexorável para a maneira como o financiamento funciona, é algo com o qual qualquer empresa voltada para o futuro deve se familiarizar. Se a sua é uma dessas empresas, isso exigirá mudanças não apenas na estrutura do seu negócio, mas também mudanças significativas na mentalidade de você e seus funcionários.
Qualquer mudança de política dessa magnitude requer a existência de um plano sólido e viável. Alguns dos fatores que sua empresa pode precisar considerar incluem:
- Quais são os seus objetivos, tanto a longo como a curto prazo?
- Qual é a sua estratégia geral?
- Em que parcerias sua empresa precisará participar? Internamente, seus gerentes podem identificar indivíduos em cada departamento que são adequados para liderar as mudanças logísticas necessárias pela implementação da criptomoeda?
- De que maneira sua empresa pode adaptar as políticas e a infraestrutura de segurança existentes para ser compatível com sua nova direção? Que aditamentos ou alterações serão necessários e como serão implementados?
- Em que medida as decisões atuais foram revistas no futuro? São suficientemente flexíveis para poderem ser reformuladas em caso de circunstâncias imprevistas?
- Sua empresa precisará adquirir novos funcionários ou recursos para acomodar a mudança? Em caso afirmativo, de que modo?
- Como sua empresa acompanhará e avaliará as novas implementações? Como sua empresa avaliará o desempenho de outros fornecedores e o tratamento de suas transações?
- Como é o roteiro de sua empresa para implementar essas mudanças?
- Qual será a situação geral antes do lançamento do novo sistema?
Como podem imaginar, este pode ser um processo complexo e difícil. É por essa razão que algumas empresas decidiram fazer esquemas piloto com criptomoeda antes de um lançamento completo, tanto quanto poderiam fazer com sistemas de computador atualizados ou qualquer outra forma de atualização tecnológica.
Um desses esquemas piloto que está vendo uso considerável é limitar o uso de criptomoeda a um único departamento (normalmente o Tesouro); esse departamento então usa a criptomoeda para uma série de transações menores. Após a conclusão da operação, o serviço em questão analisa todos os seus aspectos, incluindo o pagamento, a avaliação e a reavaliação, bem como a recepção da moeda.
Aviso: este artigo tem a funcionalidade exclusivamente informativa, não constitui aconselhamento de investimento ou uma oferta para investir. O CriptoFácil não é responsável por qualquer conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo
Leia também: Transforme o Agronegócio com o Token $DMTR: Descubra seu Potencial
Leia também: Já declarou seus investimentos em cripto? O prazo final é dia 31/05
Leia também: O TFS Token conquista o mundo dos jogos