A Comissão Eleitoral da Índia está colaborando com o Instituto Indiano de Tecnologia para desenvolver um sistema blockchain para votação, revelou o Comissário Chefe Eleitoral ao portal Times of India em 13 de fevereiro.
O novo sistema visa permitir que os indianos possam votar mesmo estando longe de suas cidades. Além disso, o comissário propôs vincular as identificações de eleitores com o Aadhaar, o sistema de identificação digital do país.
O comissário-chefe de eleições, Sunil Arora, disse na Times Now Summit que a Comissão Eleitoral (CE) estava perto de resolver um dos maiores problemas de votação no país. Muitas pessoas não votam porque não conseguem chegar à cabine de votação no dia da votação. Segundo relatos, cerca de 900 milhões de pessoas estavam aptas a votar nas eleições de 2019, mas um terço delas, ou cerca de 300 milhões de pessoas, não votaram em grande parte por esse motivo.
“A CE está trabalhando com o Instituto de Tecnologia da Índia, Chennai, para desenvolver um sistema blockchain que permitirá que os eleitores registrados em qualquer parte do país exerçam sua franquia mesmo depois de mudarem de cidade”, afirmou Arora.
Segundo a publicação, mais de 450 milhões de pessoas na Índia se mudaram de suas cidades por motivos como emprego, educação ou casamento. Durante a sessão de abertura da cúpula, Arora disse que estava esperançoso de que o sistema blockchain fosse implementado durante seu mandato, acrescentando:
“Uma proposta para vincular a identidade de eleitor com Aadhaar, pendente no Ministério da Lei, estaria na agenda durante as deliberações da CE de 18 de fevereiro sobre reformas eleitorais com o ministério.”
Sistemas de votação têm sido um dos casos de uso mais explorados da tecnologia blockchain em muitas jurisdições. O estado indiano de Telangana, por exemplo, está explorando o uso dessa tecnologia nesta área. Em seu relatório “Política de Blockchain”, publicado em maio do ano passado, o governo do estado enfatizou que:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“A blockchain tem relevância em uma ampla variedade de áreas, incluindo declaração de impostos, votação, registro de terras, assistência médica, criação de registros de votação à prova de violações, registros de veículos , o governo à prova de fraude beneficia desembolsos e identidades digitais para indivíduos, como refugiados, que não possuem documentos de identidade emitidos pelo governo.”
Leia também: Governos da África e Oriente Médio aumentarão gastos com blockchain em 400% até 2023