O órgão regulador de valores mobiliários (SEC) da Tailândia aprovou o primeiro portal de oferta inicial de moedas (ICOs) no país, informou o jornal local Bangkok Post em 12 de março.
A diretoria da Comissão de Valores Mobiliários da Tailândia autorizou o primeiro portal a permitir a triagem de ICOs, a realização de due diligence, a confirmação de códigos-fonte de contratos inteligentes e a realização de procedimentos de Know Your Customer (KYC). O operador do portal de ICOs é supostamente uma entidade estrangeira.
Archari Suppiroj, diretor do departamento de fintech da SEC, teria dito ao Bangkok Post:
“O primeiro portal autorizado da Tailândia de ICOs está sendo finalizado para aprovação oficial junto às agências governamentais relevantes, como o Ministério do Comércio. […] O primeiro acordo de ICO estará disponível para oferta pública no futuro próximo sob o decreto real de ativos digitais.”
De acordo com Archari, o mercado de ICOs começou a amadurecer, de ideias intangíveis e baseadas em projetos, para ICOs respaldadas por ativos físicos. Archari também revelou que, “no futuro”, a SEC emitirá critérios que permitirão que as empresas lidem com títulos e outros ativos.
Inicialmente, a SEC tailandesa pretendia lançar primeiro portal de ICOs para operar legalmente em novembro passado, com planos de “aprovar cada oferta de ICO, que poderia começar em dezembro”.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Em dezembro passado, a SEC tailandesa anunciou seus planos de considerar o afrouxamento de regras que formam uma “barreira” para as ICOs, embora existam limites para participação. Tipsuda Thavaramara, secretário geral da SEC tailandesa, disse:
“A diretriz proposta é uma tentativa de encontrar um maior equilíbrio no processo regulatório e reduzir os impedimentos regulatórios, levando em conta a gestão de riscos e a proteção dos investidores.”
Leia também: Tailândia dá sinal verde para criação de ativos em blockchain