É oficial: começou a contagem regressiva para a aprovação do ETF de Bitcoin. E a largada foi dada pela maior bolsa de valores do mundo.
O portal de notícias CoinDesk anunciou na última sexta-feira, 15 de fevereiro, que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) anunciou o início da contagem do prazo de avaliação da proposta de um ETF apresentada pela NYSE Arca – a bolsa de valores de Nova York – e pela Bitwise Asset Management, lançada pelas empresas no final de janeiro.
A proposta em si foi publicada no Registro Federal em 15 de fevereiro. isso significa que a SEC tem 45 dias para tomar sua decisão inicial sobre a aprovação ou rejeição da proposta, ou então pedir um maior prazo de avaliação.
Caso anuncie um prazo maior de avaliação, a SEC terá no máximo 240 dias para tomar uma decisão final sobre a aprovação ou rejeição do ETF.
Além disso, a proposta estará aberta a todos que quiserem apresentar opiniões, sugestões e comentários. O prazo para envio é de três semanas a partir da data de publicação no Registro.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A NYSE Arca e a Bitwise anunciaram sua atenção para lançar um ETF de Bitcoin no início deste ano, registrando a proposta de mudança de regra no início de janeiro. No entanto, devido à paralisação do governo, a SEC não publicou o registro no Registro Federal, o que significa que a agência não estava examinando a proposta e, portanto, a contagem do prazo não havia começado.
A SEC ainda não aprovou um ETF de Bitcoin, rejeitando vários e pedindo a outros proponentes que retirem seus envios. Aspectos como segurança dos ativos e manipulações de mercado levaram à Comissão a rejeitar os pedidos.
No entanto, o comissário da SEC Robert Jackson disse recentemente que acredita que “a aprovação de um ETF é inevitável“, antecipando que, mais cedo ou mais tarde, uma proposta atenderá a todas as diretrizes da SEC.
No entanto, nem todo mundo vê que um ETF de Bitcoin realmente trará nova liquidez ao mercado. O analista de bitcoin Nik Bhatia disse que ETFs já existentes, como o Grayscale Bitcoin Investment Trust, podem servir ao mesmo propósito.
Outra proposta que também é muito aguardada pelo mercado é a da VanEck e da SolidX. Elas chegaram a retirar sua proposta conjunta apresentada à Cboe BZX Exchange devido à recente paralisação do governo dos EUA. A proposta, inicialmente arquivada em 2018, havia enfrentado uma data final de decisão em 27 de fevereiro e foi amplamente considerada uma forte candidata à aprovação.
No entanto, as conversas entre seus proponentes e reguladores expiraram como resultado da paralisação, e o CEO da VanEck, Jan van Eck, explicou que as empresas achavam que seria melhor retirar a proposta. Com a volta do funcionamento do governo, as empresas reapresentaram o pedido na semana seguinte.
Leia também: Comissário da SEC dos EUA afirma que a aprovação de um ETF de Bitcoin é inevitável