De acordo com o texto publicado no site de notícias Quartz no dia 21 de junho, o cofundador do Ethereum Joseph Lubin disse que a recente criptomoeda lançada pelo Facebook, a Libra, é como “um lobo centralizado em pele de cordeiro descentralizado”.
No artigo, ele afirma ter analisado o whitepaper da criptomoeda e disse que sua introdução parece uma epifania que muitos de nós tivemos quando aprendemos sobre o Bitcoin.
“…enviar dinheiro para todo o mundo deve ser tão simples e barato quanto enviar uma mensagem em seu telefone.”
Além disso, Lubin afirmou que:
“…a infraestrutura financeira deve ser globalmente inclusiva e governada como um bem público.”
Lubin observa que embora a alegação do whitepaper as pessoas confiarão mais em formas descentralizadas de governar. Ele também apontou que há necessidade dos usuários confiarem na moeda e no apoio de títulos do governo. Notou também que a infraestrutura centralizada:
“Talvez o mais importante, requer a nossa confiança de que Libra eventualmente fará a transição para um sistema mais “sem autorização’’, descentralizado, pelo qual qualquer um pode validar a rede, em vez de manter o controle nas mãos das 28 empresas iniciais.”
Mesmo assim, Lubin disse que enxerga algo no projeto, que em alguns anos podem existir dois bilhões de usuários da Libra e que a experiência do usuário com criptomoedas pode ser melhorada durante sua evolução:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“De uma só vez, talentosos designers de UX poderiam reduzir o atrito atual do uso da criptomoeda. Gerenciar chaves privadas, entender ‘gas payments; e instalar plug-ins de criptoativos pode ser tão simples quanto pressionar ‘enviar’ no WhatsApp, outra entidade pertencente ao Facebook.”
Leia também: Cofundador do Ethereum diz que a blockchain é revolucionária assim como o e-mail era nos ano 80