O cofundador da rede Terra (LUNA), Daniel Shin, enfrentou seu primeiro julgamento na Coreia do Sul. Uma audiência preliminar foi realizada em Seul nesta segunda-feira (10), segundo o portal local News 1. Inicialmente, o julgamento estava marcado para 26 de maio, mas foi adiado. Shin está sendo julgado ao lado de sete ex-funcionários da Terraform Labs, de acordo com a reportagem.
Ele foi acusado em abril de fraude e violação da lei de mercados de capitais. Os promotores anunciaram na época que haviam congelado mais de 246 bilhões de won, cerca de US$ 184 milhões em ativos. Segundo o ChosunBiz, a próxima data de preparação para o julgamento é 28 de agosto.
Shin, juntamente com Do Kwon, criou a Terraform Labs, responsável pela rede Terra (LUNA) em 2018. A stablecoin algorítmica, Terra USD, perdeu sua paridade com o dólar americano em maio de 2022. Com o colapso da Terra, foram perdidos quase US$ 1 trilhão no mercado de criptomoedas.
Levou até abril de 2023 para que os mercados de criptomoedas retornassem aos níveis anteriores ao colapso da Terra.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
- Leia também: Mercado de criptomoedas pode ser impactado pelas liquidações da Celsius, mostra pesquisa
Terra (LUNA)
Por sua vez, Kwon, considerado o grande articulador da Terra (LUNA) está enfrentando uma sentença de quatro meses em Montenegro por falsificar um passaporte. Tanto a Coreia do Sul quanto os Estados Unidos estão buscando a extradição de Kwon após o cumprimento de sua pena em Montenegro.
No início de junho, a mídia local relatou que Do Kwon havia sido colocado em custódia para extradição enquanto Montenegro considerava o pedido de extradição da Coreia do Sul. No entanto, o pedido pode levar até seis meses.
A Coreia do Sul emitiu um mandado de prisão contra Kwon em setembro, antes de sua prisão em Montenegro. As autoridades de Nova York acusaram Kwon de fraude de valores mobiliários em março, e ele também enfrenta acusações da SEC.
Em ambas as nações, EUA e Coreia do Sul, Kwon deve ficar preso enquanto aguarda julgamento do qual deve ser condenado como o grande responsável pela falência do UST.