Já é possível passear pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro no metaverso e comprar terrenos virtuais. Isso porque a “Cidade Maravilhosa” estreou o metaverso Upland nesta semana com 50 mil propriedades virtuais lançadas nesta etapa inicial. As primeiras “lands” do Rio estão na costa leste da cidade até a Baía de Guanabara.
Cidade do Rio de Janeiro no metaverso – Fonte: Upland
Baseada na blockchain EOS, a Upland é um metaverso que mapeia diversas cidades pelo mundo real e as transforma em cidades virtuais. Tudo é registrado e negociado por meio de tokens não fungíveis (NFTs).
No metaverso, os usuários negociam os imóveis por meio do token nativo UPX e os terrenos adquiridos correspondem a endereços reais no mundo físico.
Rio de Janeiro na Upland
Na terça-feira (26), a equipe Upland anunciou em sua conta no Twitter que o drop de terrenos no metaverso do Rio havia se esgotado. Na publicação, a equipe também ressaltou que esse pode ter sido o melhor airdrop de todos:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
The first drop of Rio has officially sold out, including the new starter neighborhoods featuring FSA properties like Ciudade de Deus. We're also super excited to announce that this may have been our BEST city launch ever. #uplandme pic.twitter.com/oGYhI6g5pc
— Upland (@UplandMe) July 26, 2022
“O primeiro drop do Rio está oficialmente esgotado, incluindo, por exemplo, os novos bairros iniciais com propriedades FSA como a Cidade de Deus. Também estamos super empolgados em anunciar que este pode ter sido o nosso MELHOR lançamento de cidade de todos os tempos.”
O FSA refere-se ao Fair Start Act, ou seja, “Lei de início justo”, em tradução livre.
Na sequência, a empresa destacou que o lançamento bateu recordes, sobretudo no número de imóveis cunhados, em um ritmo que chegou a 54 por segundo e 3.320 por minuto.
Cidade de Deus no metaverso
Uma novidade do metaverso do Rio são os chamados “Bairros iniciais”. De acordo com a Upland, esses bairros visam garantir que os novos jogadores tenham a oportunidade de cunhar uma propriedade e são locais compostos por propriedades acessíveis sem cobranças adicionais além da padrão.
O primeiro destes bairros é a Cidade de Deus, bairro periférico localizado na Zona Oeste do Rio, que inspirou o filme de mesmo nome.
“Este bairro e outros semelhantes destinam-se a servir como um local de pouso para novos jogadores iniciarem sua jornada nas Terras Altas e cunhar a sua primeira propriedade. À medida que as propriedades do bairro começarem a se esgotar, podemos desbloquear mais bairros iniciais’, disse a equipe.
Além disso, a primeira parceria do metaverso na cidade será a Escola de Samba Mangueira.
Rio no metaverso
Conforme informou a Upland, as propriedades no Rio serão liberadas de forma gradual, com base na demanda, para equilibrar melhor o estoque de imóveis.
Atualmente, o Rio é classificado como uma cidade de grande porte e preço médio, com aproximadamente 27% dos imóveis reservados sob o FSA. Por isso, é um ótimo lugar para jogadores mais novos e também para Uplanders de alto escalão”, destacou a Upland
O CEO do metaverso Upland, Dirk Lueth, vai vir à Cidade do Rio de Janeiro no mês de setembro para participar do BlockchaIn Rio Festival. Conforme destacou ele, o lema do Upland é “reconstruir o mundo”:
“[Nossa proposta de valor central é muito pautada na Web 3.0. Ou seja, é empoderar o empreendedorismo no metaverso. A visão é criar milhares, ou milhões de microempreendedores que poderão obter parte de sua receita proveniente do Upland, além de abrigar marcas e negócios tradicionais que passarão a ter novas formas de inovar dentro dessa intersecção entre o real e o digital”, disse Lueth.
Leia também: Como minerar criptomoedas em casa: Um guia completo
Leia também: Equipes da F1 removeram todos os anúncios ligados a criptomoedas
Leia também: São Paulo realiza primeira contratação de jogador com criptomoedas na América do Sul