A implementação do ProgPoW no Ethereum pode prejudicar o desenvolvimento de aplicações voltadas para finanças descentralizadas (DeFi). É o que apontam especialistas e desenvolvedores como Cyrus Younessi, chefe de risco do MakerDAO, um dos principais projetos de DeFi atualmente construídos na blockchain do ETH.
Segundo Younessi, o risco não está no ProgPoW em si, enquanto algoritmo de consenso, mas na divisão que ele pode causar na rede Ethereum já que a proposta, claramente, não é unanime entres os diferentes participantes da rede.
“O DeFi está em risco devido ao ProgPoW. Uma enorme quantidade de garantias será instantaneamente liquidada caso o ProgPoW seja implementado e uma divisão controversa aconteça com a cadeia anti-ProgPoW com peso econômico suficiente, mesmo que temporariamente, para ser dominante. Minha prioridade número um é evitar uma divisão contenciosa, não simplesmente aprovar ou rejeitar o ProgPOW”, destacou Younessi.
Em uma possível divisão hipotética, Younessi acrescentou que o pânico do investidor em geral vai piorar “ainda mais a espiral”, independentemente de a cadeia pró-ProgPoW vencer mais tarde e recuperar 100% do valor. Em busca de resolver o impasse que o ProgPoW vem causando, os principais desenvolvedores do Ethereum se reunirão novamente em 6 de março na agenda da 82ª reunião do Ethereum.
Leia também: Não há consenso para implementação do ProgPoW no Ethereum