O avanço das inteligências artificiais (IA) é notável, sobretudo a partir de 2020. Essas tecnologias podem criar análises completas, auxiliar tarefas e aumentar em mais de 10 vezes a produtividade de qualquer profissional. E em nenhum setor isso é mais claro do que nas criptomoedas – e entre as memecoins.
Pelo menos duas vezes esse ano, pessoas usaram o ChatGPT para criar memecoins que tiveram altas superiores a 450%. E uma das melhores memecoins para investir desde 2024 (FARTCOIN) surgiu criada por um bot de IA. Com os códigos certos, essas ferramentas podem oferecer as melhores oportunidades de qualquer mercado.
E agora que as criptomoedas voltaram a entrar em correção (o Bitcoin caiu de US$ 117 mil para US$ 116.150), as IAs estão indicando os melhores tokens para vencer esse momento. Pedimos ao ChatGPT para indicar suas apostas e ele nos trouxe as quatro memecoins que têm o maior potencial de alta para este ano. Confira quais são.
Memecoins com potencial: PEPE
A primeira indicação do ChatGPT entre suas promessas para 2025 foi a PEPE, memecoin inspirada no famoso meme Pepe the Frog. Lançada em 2016, a PEPE ganhou crescimento rápido a partir de 2023, conforme o interesse por tokens-meme cresceu especialmente na Solana (SOL).
De acordo com o ChatGPT, memecoins baseadas em cultura de internet se beneficiam fortemente de ciclos de risco/fluxo especulativo: quando o apetite por risco volta, capital de varejo e estratégias algorítmicas buscam “altas beta”. Ou seja, as principais memecoins. E como podemos ver na imagem acima, a PEPE é a terceira maior em valor de mercado, atrás somente de Dogecoin (DOGE) e Shiba Inu (SHIB).
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Dessa forma, por ter liquidez e visibilidade, a PEPE tende a captar esse fluxo mais rápido do que outras memecoins. Além disso, projetos de meme que mantêm alta atividade de comunidade e listagens em grandes exchanges têm mais chance de reter interesse.
“Em quedas, tokens com comunidades ativas e “casca” de liquidez (listagens, pools grandes) às vezes sofrem menos derretimento extremo porque traders de curto prazo continuam a negociar e formam suporte técnico. Se PEPE mantiver novos pares e incentivos (burns, campanhas), pode recuperar com força nas retomadas de mercado”, disse o ChatGPT.
Wall Street Pepe (WEPE)
Em 2024, a Wall Street Pepe e seu token WEPE se destacaram como a melhor pré-venda do ano. Só que teve um problema: o lançamento do token ocorreu apenas na rede Ethereum. Para corrigir essa “falha”, a memecoin decidiu fazer um novo lançamento, mas desta vez na Solana.
Seu maior apelo foi a fusão “meme + mercado financeiro”, já que a Wall Street Pepe satiriza os figurões de Wall Street. A memecoin chama seus seguidores de “exército” em guerra contra a “tirania financeira do mercado tradicional”. Como toda piada, esta também colou e fez a WEPE se destacar.
“Pequenas memecoins com narrativa (neste caso “Pepe + Wall Street”) podem oferecer assimetria se conseguirem catalisadores: migração cross-chain, queima de supply, listagens em CEXs ou campanhas virais. Em ciclos de alto risco, traders procuram nomes de baixa capitalização com potencial de “100x” — e projetos como WEPE se encaixam nessa busca”, disse o ChatGPT.
Para comemorar o lançamento na Solana, a Wall Street Pepe reabriu sua pré-venda com um preço fixo e bastante especial. Se você se interessou, pode garantir seus tokens agora por meio do site oficial da pré-venda.
Outras memecoins com potencial
Obviamente qualquer lista de memecoins deve incluir a memecoin original, aquela que iniciou todo esse caos de piadas, tokens esquisitos e valorizações de quatro dígitos. Nesse sentido, a DOGE conta com enorme reconhecimento de marca, ampla listagem em exchanges e histórico de uso como moeda de gorjetas e microtransações.
Todo mundo conhece a DOGE. Mesmo se você não saiba o que são memecoins, provavelmente já deu de cara com o meme do cachorro Shiba Inu. E assim como a Wall Street Pepe, a DOGE também chegou no mercado tradicional com o lançamento do primeiro ETF de Dogecoin nos Estados Unidos.
“A entrada de produtos financeiros (ETF DOJE, entre outros) tende a trazer fluxo institucional e varejista de maior escala, reduzindo a disparidade entre retórica de meme e exposição real. Isso pode criar base de demanda mais estável e catalisar revalorizações se o apetite por risco subir. Além disso, Dogecoin tem enorme reconhecimento — isso reduz o risco de esquecimento em comparação com memecoins menores”, disse o ChatGPT.
Por ter o maior valor de mercado e a maior liquidez entre as memecoins, a Dogecoin costuma ver quedas menos extremas em termos percentuais que memecoins menores. A existência de produtos financeiros atrelados ao ativo (ETFs/ETPs) também pode sustentar demanda em vendas panicked, pois certos investidores institucionais compram via veículos regulamentados.
Shiba Inu (SHIB)
Por fim, a SHIB surgiu como o primeiro “Dogecoin killer”, nome dado a tokens que se propõem a desafiam o domínio da DOGE entre as memecoins. De fato, a memecoin perde apenas para seu grande rival em termos de valor de mercado e, para ganhar mais terreno, expandiu seu ecossistema.
Ao contrário de outras memecoins, a SHIB está tentando construir utilidade com a Shibarium, sua rede de Camada 2, queimas de token (para aumentar a escassez) e outros lançamentos. Depois da DOGE, o Shiba Inu da SHIB é o mascote mais reconhecido do mercado
“Se o ecossistema tiver infraestrutura real (aplicações em Shibarium, demanda por transações) e queimas contínuas que reduzam supply, a SHIB pode experimentar recuperação mais consistente que memecoins sem utilidade. Além disso, grande base de holders de varejo tende a fornecer piso psicológico (embora não seja garantia)”, disse o ChatGPT.