A Chainlink Labs, rede de oráculos descentralizados, e a Fireblocks, conhecida por sua infraestrutura segura para ativos digitais, anunciaram nesta terça-feira (17), uma parceria estratégica que promete transformar a forma de emitir e gerenciar as stablecoins.
Com o objetivo de fornecer uma solução tecnológica completa para instituições financeiras, a colaboração visa aumentar a segurança, a conformidade e a eficiência na emissão e transação de stablecoins, moedas digitais atreladas a ativos estáveis, como o dólar.
Essa aliança marca um avanço significativo para o ecossistema de stablecoins, que, em 2024, atingiu um fornecimento global de US$ 134,3 bilhões.
A solução visa permitir às instituições uma visão em tempo real de suas reservas e garantias. Além disso, busca proporcionar uma gestão eficiente dos ativos tokenizados.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A tecnologia integrada dessa parceria permitirá que emissores de stablecoins realizem,de forma segura, processos de cunhagem, custódia, distribuição e gerenciamento dos ativos digitais.
- Leia também: O que esperar para o FOMC nesta quarta-feira
Chainlink firma parceria com a Fireblocks
Entre os recursos mais inovadores está o uso da “prova de reservas”. Essa solução garante que os ativos de suporte das stablecoins sejam transparentes e verificados em tempo real. Isso aumenta a confiança no mercado.
Além disso, a solução desenvolvida por Chainlink e Fireblocks inclui conectividade de mercado em tempo real, sincronização de dados para verificação de garantias e conformidade regulatória robusta. Isso permitirá que as instituições financeiras personalizem componentes essenciais, como KYC (Conheça Seu Cliente) e AML (Anti-Lavagem de Dinheiro), atendendo às rigorosas exigências do mercado global.
Outro ponto de destaque da parceria é a interoperabilidade, que facilitará a integração entre diferentes blockchains, tanto públicas quanto privadas. Isso possibilitará transferências de dados e valores de maneira eficiente. Ao mesmo tempo, ampliará a liquidez e a utilidade das stablecoins como uma ferramenta de pagamento segura e confiável.
A solução tecnológica da Fireblocks inclui carteiras digitais de custódia, tanto quentes quanto frias, permitindo que as instituições financeiras gerenciem seus ativos de forma segura por meio de APIs avançadas.
Com suporte para mais de 80 blockchains, o serviço oferece governança robusta e políticas de segurança. Possui ainda uma ampla rede de contrapartes institucionais, garantindo a estabilidade e a distribuição das stablecoins no mercado global.
Crescimento das stablecoins como meio de pagamento
Angie Walker, Global Head of Banking and Capital Markets da Chainlink Labs, comentou que a parceria com a Fireblocks será um catalisador para o crescimento das stablecoins como um meio de pagamento seguro e regulamentado.
“A combinação de serviços aumenta a visibilidade em tempo real e fortalece a confiança das instituições nas stablecoins como ativos financeiros”, afirmou.
A parceria já tem exemplos de adoção. A Wenia, empresa do Grupo Bancolombia, utilizou a tecnologia de ambas as empresas para lançar sua stablecoin COPW.
De acordo com a Wenia, a combinação entre a segurança da infraestrutura da Fireblocks e a conectividade oferecida pela Chainlink proporcionou uma solução eficiente e confiável para emissão e gestão de stablecoins.