Durante o Fórum Econômico Mundial de 2019, evento que está ocorrendo esta semana em Davos, na Suíça, Dan Schulman, CEO do PayPal, declarou que o Bitcoin tem visto pouca aceitação entre os varejistas pelo mundo e isso seria um dos principais argumentos pelo qual o criptoativo não pode ser considerado uma moeda. No entanto, apesar de seu ceticismo quanto ao potencial do BTC, Schulman destacou que a tenologia blockchain é muito interessante.
“Não estamos vendo muitos varejistas aceitarem criptomoedas. Mas acredito que sua tecnologia subjacente [blockchain] é interessante” declarou à CNBC.
Durante a entrevista, Shulman explicou que nunca acreditou que realmente o Bitcoin fosse uma moeda, mas apenas um mecanismo de recompensa para os “trabalhadores” da blockcahin. Anteriormente, o CEO de uma das maiores empresas de pagamentos online do mundo já havia dito que, devido à sua volatilidade, o BTC não poderia ser considerado uma moeda.
“Os varejistas têm margens muito estreitas. E quando você tem um Bitcoin saltando para cima e para baixo em 15% ao longo de um período de duas semanas, isso pode ser a diferença entre os lucros e a perda de dinheiro em cada venda. Sua volatilidade o torna realmente inadequado para ser uma moeda real que os varejistas possam aceitar”, disse no ano passado.
Assim como Shulman, o antigo CEO do PayPal Bill Harri, também é contrário às criptomoedas e disse que o ativo seria dizimado tendo seu preço caindo a 0.
“O culto do Bitcoin faz muitas alegações: que é instantâneo, gratuito, escalável, eficiente, seguro, globalmente aceito e útil. Não é nenhuma dessas coisas e seu preço vai cair a 0”, disse.