Brad Garlinghouse, CEO da Ripple, anunciou durante uma conversa no evento Korea Blockchain Week, em Seul, que a empresa está “muito próxima” de lançar sua stablecoin atrelada ao dólar americano. A criptomoeda, chamada Ripple USD (RLUSD), está atualmente em fase de testes privados.
“Estamos em uma espécie de beta fechada”, disse Garlinghouse. “A RLUSD já foi cunhada nesse ambiente e certamente será lançada em breve. Falamos de semanas, não meses.”
No mês passado, a Ripple, conhecida por seus serviços de pagamentos transfronteiriços, começou a testar a RLUSD em duas redes blockchain. De acordo com Monica Long, presidente da Ripple, a stablecoin tem o objetivo de ser um complemento para o token XRP.
XRP ganhará ‘complemento’: Ripple USD (RLUSD)
Conforme destacou Garlinghouse, a ideia de lançar a RLUSD surgiu após o “depeg” (perda da paridade com o dólar) da USDC há 18 meses. Na ocasião, a empresa notou uma oportunidade para um player credível entrar nesse mercado.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Estamos falando de uma empresa que já trabalha com várias instituições financeiras”, comentou Garlinghouse.
Atualmente, o mercado de stablecoins é dominado pela USDT, da Tether, e pela USDC, da Circle. Juntas, essas criptomoedas lastreadas no dólar compõem 91% do total de stablecoins em circulação, de acordo com dados do The Block.
Garlinghouse descarta IPO nos EUA
Quando questionado sobre a possibilidade de uma oferta pública inicial (IPO) nos Estados Unidos, Garlinghouse foi categórico ao afirmar que não tem interesse, em grande parte devido à postura “bastante hostil” da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) em relação às criptomoedas.
“O SEC aprovou a Coinbase para abrir capital nos Estados Unidos. Agora, está processando a Coinbase pelas mesmas coisas que aprovou”, disse Garlinghouse.
O CEO da Ripple ainda aconselhou empreendedores a não incorporarem empresas de cripto nos Estados Unidos para evitar complicações legais.
- Leia também: Comunidade da Ripple quer uma DAO para gerir o XRP
Expectativas para as eleições nos EUA
Sobre as próximas eleições presidenciais nos EUA, o CEO da Ripple expressou confiança de que o setor cripto sairá vitorioso, independentemente do resultado. Ele prevê que a liderança da SEC mudará após as eleições, devido à perda de popularidade do atual presidente da comissão, Gary Gensler, entre ambos os partidos.
“Ouvi isso claramente nas convenções nacionais democrata e republicana”, disse Garlinghouse.
Recentemente, a Ripple foi condenada a pagar uma multa de US$ 125 milhões, muito abaixo dos US$ 2 bilhões inicialmente propostos pelo SEC, no julgamento final de uma longa disputa legal com o regulador. A empresa celebrou a decisão como uma vitória tanto para a Ripple quanto para a indústria cripto.
Por fim, Garlinghouse comentou a recente ação da SEC contra o marketplace de NFTs OpenSea, classificando-a como “infeliz”. O executivo da Ripple afirmou que a posição do SEC de considerar NFTs como valores mobiliários não se sustenta, comparando-os com obras de arte tradicionais, que não são consideradas valores mobiliários.
Apesar dos desafios regulatórios, o CEO da Ripple se mostrou otimista quanto ao futuro do setor cripto, apontando para movimentos legislativos como o FIT 21, que busca trazer maior clareza regulatória para o mercado de criptoativos nos Estados Unidos.