O CEO da Bitpanda, Lukas Enzersdorfer-Konrad, recentemente fez declarações contundentes a respeito do estado atual da indústria de criptomoedas e criticou fortemente o presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), Gary Gensler.
Durante sua participação na European Blockchain Convention, em Barcelona, o executivo destacou a necessidade de uma mudança na liderança da SEC para impulsionar a adoção das criptomoedas no mercado global.
Enzersdorfer-Konrad não poupou palavras ao expressar seu descontentamento com a abordagem regulatória da SEC sob a liderança de Gary Gensler. De acordo com o executivo, o ambiente regulatório criado por Gensler prejudicou a indústria de criptomoedas, gerando incerteza e travando inovações.
“A indústria de cripto precisa que Gensler saia para que possamos avançar”, afirmou o CEO da Bitpanda. Ele acredita que a saída de Gensler é fundamental para que o setor ganhe mais clareza e segurança regulatória, principalmente nos Estados Unidos.
Executivo da Bitpanda pede saída da saída do presidente da SEC
O CEO também comentou sobre as próximas eleições presidenciais dos Estados Unidos, previstas para 2024. Ele destacou como elas podem afetar o futuro das criptomoedas.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Enzersdorfer-Konrad enfatizou que, independentemente de quem ganhar, seja Kamala Harris ou Donald Trump, o mercado verá maior clareza regulatória no país. Essa clareza, segundo ele, é necessária para um planejamento de longo prazo e deve aumentar a confiança institucional no setor de cripto.
O executivo destacou ainda que a especulação de que Trump seria mais favorável às criptomoedas não deve ser decisiva. Afinal, ambos os candidatos podem trazer benefícios ao mercado.
Além das críticas ao cenário regulatório, Enzersdorfer-Konrad destacou o crescimento dos ecossistemas de criptomoedas, como o Ethereum e Solana, mencionando o desenvolvimento de cadeias Layer 1 e Layer 2.
Ele acredita que as aplicações on-chain reais, como stablecoins, terão um papel crucial na adoção em massa das criptos nos próximos ciclos de mercado. O executivo também mencionou que a Europa está se destacando com a regulação de stablecoins e que, nos próximos anos, elas terão um impacto significativo no mercado global.
Enzersdorfer-Konrad apontou que as stablecoins, como a Tether (USDT) e a USD Coin (USDC), já se tornaram peças essenciais para serviços de remessas e pagamentos. Ele acredita que, à medida que a adoção institucional de criptomoedas aumenta, esses ativos terão um papel ainda maior, principalmente com a introdução de regulamentos como o MiCA (Mercados de Criptoativos) na Europa.