A Cboe BZX Exchange retirou uma proposta de mudança de regra que, se aprovada, abriria caminho para um fundo negociado em bolsa (ETF) baseado em Bitcoin apoiado pela VanEck e SolidX, conforme mostra o artigo publicado pela Coindesk.
Em comunicado publicado nesta quarta-feira, 23 de janeiro, Eduardo Aleman, vice-secretário da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês), escreveu que o Cboe BZX Exchange retirou a proposta de mudança de regra, o que permitiria listar ações da VanEck SolidX Bitcoin Trust, se aprovado. A exchange arquivou sua retirada em 22 de janeiro.
A proposta foi apresentada em junho passado, quando a VanEck, empresa de investimentos, juntou-se à fornecedora de serviços financeiros SolidX para fornecer um ETF de Bitcoin com suporte físico ao mercado (outras propostas basearam-se em contratos futuros de Bitcoin, em vez do próprio preço da criptomoeda).
A SEC atrasou qualquer decisão sobre a proposta várias vezes, solicitando comentários do público e fazendo reuniões com os proponentes. O regulador tinha definido o prazo final para a decisão em 27 de fevereiro.
Embora o recente aviso em si não forneça uma razão para a retirada, alguns advogados de valores mobiliários especularam que a paralisação do governo em andamento resultaria na negação do ETF, uma vez que nenhum funcionário da SEC é capaz de revisar a mudança de regra proposta.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O diretor de estratégia de ativos digitais da VanEck, Gabor Gurbacs, disse à CoinDesk que o arquivamento “foi temporariamente retirado”.
“Estamos trabalhando ativamente com os reguladores e os principais participantes do mercado para criar estruturas adequadas de estrutura de mercado para um ETF de Bitcoin e ativos digitais em geral”, disse ele.
O CEO da VanEck, Jan van Eck, disse à CNBC que a proposta estava sendo retirada e seria submetida posteriormente, após discussões contínuas com a SEC – ainda que essas negociações tenham sido suspensas, como resultado da paralisação parcial do governo nos EUA.
Leia também: Bitwise registra novo pedido de ETF de Bitcoin junto à SEC