Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

CBDCs em pauta

CBDC: BIS testa com sucesso pagamentos transfronteiriços com moedas digitais

  • Por Lorena Amaro
  • - 06/03/2023
  • às 17:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
cbdc-banco,central-testa
Foto: CBDC / Freepik

As moedas digitais de banco central (CBDC, na sigla em inglês) estão no foco do Banco de Compensações Internacionais (BIS). A organização internacional responsável pela supervisão bancária e por unir bancos centrais de diversos países informou que testou com sucesso um sistema de pagamentos transfronteiriços com CBDCs.

O teste fez parte do Projeto Icebreaker realizado em parceria com bancos centrais de Israel, Noruega e Suécia. O objetivo do projeto é investigar os possíveis benefícios e desafios do uso de moedas digitais do banco central de varejo em pagamentos internacionais.

“O Projeto Icebreaker é único em sua proposta. Primeiro, ele permite que os bancos centrais tenham uma autonomia quase total na criação de uma CBDC de varejo doméstico. Em seguida, fornece um modelo para que a mesma CBDC seja usada para pagamentos internacionais”, disse Cecilia Skingsley, diretora do Centro de Inovação do BIS.

  • Leia também: El Salvador: Uma experiência em “Bitcoin Country”

BIS testa pagamentos entre países com CBDC

Na prática, o projeto testou a viabilidade técnica da realização de transações transfronteiriças e entre moedas entre diferentes sistemas de CBDCs de varejo. De acordo com o relatório do BIS, divulgado nesta segunda-feira (6), o Projeto explorou uma forma específica de interligar os sistemas domésticos por meio da solução “hub-and-spoke”.

Conforme informou o BIS, uma transação internacional se divide em dois pagamentos domésticos, facilitados por um provedor de câmbio ativo em ambos os sistemas. Dessa forma, as CBDCs de varejo não precisarão sair de seus próprios sistemas.

Ainda segundo o relatório, na maioria dos sistemas de transações financeiras entre bancos de diferentes países, o pagador não pode escolher a taxa de câmbio. Isso porque ele não tem controle sobre quem é o provedor que faz a conversão da moeda.

  • Leia também: Coluna do TradingView: Bitcoin segue lateral em semana importante

No entanto, no modelo do projeto Icebreaker, os provedores de câmbio podem enviar as cotações para o sistema. Então, o sistema seleciona de forma automática a opção mais barata para o usuário final.

De acordo com o BIS, isso reduz o risco de falta de liquidez no par de moedas em questão. Ao mesmo tempo, reduz as taxas e agiliza a transação, concluindo as transações entre países em segundos.

Além disso, o sistema se mostrou capaz de reduzir o risco de liquidação e de contraparte usando pagamentos coordenados em CBDCs.

“Para os países que consideram o desenvolvimento de uma CBDC doméstica, o projeto fornece um modelo para estendê-las e serviços inovadores para transações internacionais”, disse o BIS.

Por fim, o “banco dos bancos” observou que o projeto pressupõe requisitos técnicos mínimos para poder integrar os sistemas nacionais que funcionem em diferentes tecnologias, promovendo assim escalabilidade, interoperabilidade e simplicidade.

  • Leia também: Bitcoin fez turismo em El Salvador crescer 95%, diz presidente Bukele

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.