O cartório Azevêdo Bastos, localizado em João Pessoa, capital do estado da Paraíba, realizará um casamento coletivo diferente. O evento reunirá 30 casais paraibanos e será feito online na quinta-feira, 11 de junho, a partir das 15h30.
Visto que a corregedoria do Tribunal de Justiça da Paraíba proibiu a realização de casamentos devido a pandemia, O evento será realizado pelo aplicativo Zoom de forma 100% online. Porém, o mais importante é que todas as cerimônias serão registradas com a tecnologia blockchain.
Casamento 100% online e com hash
De acordo com o titular do Cartório, Válber Azevêdo, este será o diferencial da cerimônia. Além do registro em papel, os casais terão acesso à Declaração de Registro em Blockchain através do site do Cartório.
“Após a cerimônia, os dados de cada casamento serão registrados em Blockchain, juntamente com o hash do vídeo da cerimônia. A consulta poderá ser feita no site do cartório através do Selo Digital do TJPB contido na certidão.”
Azevêdo também destacou que a mudança foi potencializada pela pandemia – atualmente, a fila de espera no cartório é de 140 casais. Mas o uso da tecnologia blockchain já ocorre em outros registros, como nascimentos, por exemplo. E no pós-pandemia, a expectativa é que a tecnologia permaneça.
“É uma forma mais prática, uma solução mais rápida e eficiente. Cada casal, depois, da celebração os noivos e as testemunhas comparecem ao cartório para assinar o registro e receber a certidão do ato”, destacou.
Cartório une inovação e tradição
O Azevêdo Bastos é um dos cartórios mais antigos da Paraíba. Fundado em 1888, surgiu antes mesmo da queda do Império, que ocorreu um ano depois.
No entanto, isso não impediu a instituição de buscar inovar em uma área que muitos definem como a representação do atraso. Desde 2018, o cartório possui uma parceria com a startup OriginalMy para fornecer serviços de autenticação em blockchain aos seus clientes.
Recentemente, o sistema de reconhecimento de firmas em blockchain passou a ser implementado pelo cartório.
Leia também: Governo do Espírito Santo usará blockchain em leilão digital de bens
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Leia também: Louis Vuitton registra blockchain para e-commerce no Brasil
Leia também: Tribunal do Rio não reconhece uso de blockchain por cartórios