Foto: Pexels
O carnaval de 2022 do Rio de Janeiro está prestes a acabar, mas só no mundo físico. Isso porque a maior festa do povo chegou no metaverso.
O maior camarote do sambódromo carioca, o Nosso Camarote, anunciou nesta sexta-feira (29) que firmou uma parceria com a empres Femtech Iara Land para ter seu próprio espaço no metaverso Decentraland.
Com a iniciativa, o camarote torna-se o primeiro do carnaval brasileiro a ter presença no ecossistema Web 3.0.
Conforme informou ao CriptoFácil o Nosso Camarote, nos mundos virtuais, os usuários poderão percorrer os corredores do Camarote sem sair de casa.
Além disso, poderão ver a exposição da coleção de NFTs “Mulheres do Samba”, criada pelas empresas Moeda Seeds e All.be.Tuned.
De acordo com o comunicado, a coleção homenageará inicialmente Leci Brandão, Clementina de Jesus, Leny Andrade e Áurea Martins com artes digitais. Serão quatro artes digitais exclusivas, com 10 tokens únicos de cada.
Os NFTs estarão à venda na plataforma OpenSea durante o Desfile das Campeãs que será realizado neste sábado (30).
Os comparadores terão a opção de adquirir as artes digitais autenticadas com a criptomoeda Ether (ETH). Mas também haverá opções de pagamento em cartão de crédito.
Outra novidade anunciada pelo Nosso Camarote é a “musa digital” Princess AI (Aiana), que será na forma de avatar.
A musa foi desenvolvida pelo designer digital Cairê Moreira em parceria com a BRIFW. Seu look foi inspirado no estilo punk digital com o abadá oficial do camarote.
Os convidados do camarote também puderam experimentar os looks do avatar de forma digital. Isso porque o camarote criou filtros de realidade aumentada em parceria com os artistas Mary the Hawk, Sonni, Priscila Nassar e Gamashoo.
“O Carnaval se relaciona muito com história e com tradição. Mas também pode apontar para o futuro: essas novas tecnologias de metaverso, NFTs e realidade aumentada nos trazem outras oportunidades de experimentar a arte, a moda e o carnaval. As possibilidades são infinitas e temos que estar atentos a essas novas tendências”, afirmou Carol Sampaio, sócia do Nosso Camarote.
Além do camarote, duas escolas de samba do Rio de Janeiro também lançaram seus próprios NFTs.
Conforme noticiado pelo CriptoFácil, a campeã 2022 Acadêmicos do Grande Rio e a sétima colocada Estação Primeira de Mangueira lançaram suas próprias coleções de itens digitais.
A iniciativa foi resultado de uma parceria das agremiações do Grupo Especial com a empresa IDG, sediada na Califórnia, Estados Unidos.
Leia também: Linha de roupas BAYC será lançada na China pela Li Ning
Leia também: Veja detalhes sobre aguardada venda de terrenos do metaverso Bored Ape
Leia também: Goldman Sachs oferece primeiro empréstimo com garantia em Bitcoin