Depois de quase dois meses, finalmente a Cardano (ADA) terá o lançamento de sua primeira exchange descentralizada (DEX). A SundaeSwap será lançada no próximo dia 5 de dezembro, conforme divulgou a equipe responsável pela DEX.
No entanto, o lançamento parece ter frustrado o mercado, pois a DEX será lançada como uma testnet. Ou seja, serão permitidas apenas operações de teste na plataforma. Com resultado, o token ADA cai mais de 7,3% nesta sexta-feira (3), valendo R$ 8,89.
Nova decepção frustra Cardano
Conforme noticiado pelo CriptoFácil, o anúncio da criação da SundaeSwap ocorreu em 17 de setembro, quase dois meses atrás. Assim, os usuários da Cardano esperavam que a equipe pudesse colocar a plataforma pronta para total operação.
No entanto, além da liberação de apenas uma rede de testes, o SundaeSwap Labs alertou que estará de olho em possíveis erros. De fato, a equipe afirmou que espera que falhas ocorram durante a execução da testnet.
“Uma testnet serve vários fins. Em primeiro lugar, para identificar quaisquer bugs que não passem despercebidos por milhares de usuários, em oposição aos desenvolvedores e auditores que trabalhavam por meses. Por causa disso, estamos esperando bugs e estamos ansiosos para ouvir sobre eles. Você pode enviar feedback e relatórios de bugs por meio desse formulário.”
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A princípio, trata-se de uma medida sensata de segurança e preservação dos usuários. Só que a Cardano já vem de um lançamento frustrado de uma DEX, a Minswap, ocorrido em setembro. Na ocasião, a Minswap – também lançada como uma testnet – teve diversos problemas nas trocas de tokens.
De acordo com a Input Output (IOHK), empresa por trás do desenvolvimento da Cardano, o problema ocorreu por “questões de concorrência” entre os tokens. A equipe da Minswap paralisou os testes e disse que iria analisar os dados e refazer o lançamento, que também está previsto para dezembro.
O criador da Cardano, Charles Hoskinson, garantiu que as DEX estarão prontas “para o lançamento de Natal”. Contudo, estes incidentes colocam em xeque a capacidade da Cardano de executar contratos inteligentes de forma escalável e com segurança.
As desconfianças na capacidade da Cardano minaram boa parte da valorização do token ADA em 2021. O token atingiu sua máxima histórica (R$ 15,70) em agosto, mas perdeu quase 50% desta valorização desde então.
Por fim, o SundaeSwap Labs não disse até quando a testnet ficaria ativa. Após o período de testes, a DEX será avaliada e um novo roadmap de lançamento finalmente será executado. Com isso, a ADA pode recuperar parte do espaço perdido no segundo semestre de 2021.
Leia também: Tokens de Metaverso valorizam até 460% na semana; confira destaques
Leia também: Tether divulga novo relatório do lastro da stablecoin USDT sem grandes novidades
Leia também: Bitcast: Cripto Invadindo o Mundo Esportivo é assunto do podcast de criptomoedas