A Cardano (ADA) vai passar pelo seu maior hard fork, de acordo com Charles Hoskinson, fundador da criptomoeda. Esta é a atualização Chang, que sofreu adiamento no passado, mas agora tem uma data final: 01 de setembro. A atualização, de acordo com o cronograma, ocorrerá às 18h45 desta data (horário de Brasília).
A atualização Chang faz parte da era Voltaire, a última das cinco eras, de acordo com o roteiro da rede. O foco das eras anteriores foi na infraestrutura da rede, mas a era Voltaire terá como foco a governança e a evolução da Cardano.
Para isso, a nova era fornecerá todas as propriedades necessárias para transformar a Cardano em um sistema autossustentável. É a Change será maior atualização que esta rede já implementou, pois tem o objetivo de fazer a Cardano a primeira blockchain a impor a máxima descentralização.
Atualização Chang da Cardano
O hard fork Chang recebeu esse nome em homenagem a Phil Inje Chang, membro da equipe de desenvolvimento da rede. Se não houver atrasos, a atualização chegará na rede em menos de 48 horas.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Ele implementará a governança on-chain para permitir que os detentores de ADA participem das decisões da rede. Ou seja, a rede passará a ter decisões tomadas por todos aqueles que possuem ADA em carteira.
Após a atualização, os detentores de ADA terão poder de voto para eleger um representante Delegado, bem como apresentar seus votos nas decisões futuras da rede. No geral, um hard fork traz mudanças completas na blockchain para fornecer novos recursos e funcionalidades, e o mesmo acontece aqui.
Por isso, a versão mais antiga ou anterior geralmente se torna inválida ou é executada separadamente, sem conexão com a nova. Os validadores da ADA terão que atualizar seus nós se quiserem continuar a participar da rede após o hard fork.
Esta atualização tem sido muito aguardada desde a introdução dos contratos inteligentes, que ocorreu em 2021. Na época, esperava-se que a Cardano evoluísse a passos largos, mas a rede acabou perdendo espaço no mercado, e o Chang espera melhorar esse cenário.
- Leia também: Memecoin ligada ao endereço do bloco Genesis do Ethereum dispara para o topo da Uniswap
Hard fork sofre adiamento
Anteriormente, o hard fork Chang estava programado para acontecer na última terça-feira (27). No entanto, a rede adiou o plano para mais tarde devido a algumas restrições técnicas. Hoskinson explicou que a atualização precisava de mais testes para que não ocorressem erros no lançamento.
Hoskinson explicou ainda que o adiamento tinha como objetivo deixar que exchanges de criptomoedas como Binance e outras preparassem seus sistemas para a atualização. Como se trata de uma mudança não compatível, as exchanges precisarão atualizar seus sistemas para evitar problemas no momento.
Nesse sentido, a Binance afirmou que já está pronta para o hard fork e se ofereceu para suspender os saques e depósitos no blockchain durante a atualização para evitar quaisquer complicações técnicas.