Início » Últimas Notícias » Canadá pode criar criptomoeda própria para rastrear hábitos de consumo da população

Canadá pode criar criptomoeda própria para rastrear hábitos de consumo da população

Canadá pode criar criptomoeda própria para rastrear hábitos de consumo da população
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

O Banco Central canadense está considerando lançar uma criptomoeda própria, conforme reportado pela Cointelegraph. A moeda digital pode compartilhar informações com autoridades policiais e fiscais.

Nesta semana, o canal de notícias The Logic informou que o Banco do Canadá está explorando possíveis oportunidades e desafios relacionados ao lançamento de sua própria moeda digital. O banco central acredita que uma moeda digital do banco central (CBDC, na sigla em inglies) poderia ser uma resposta à ameaça direta que as criptomoedas aparentemente apresentam.

Publicidade

O documento, intitulado “Dinheiro do banco central: a próxima geração”, teria sido preparado para o atual governador do Banco do Canadá Stephen Poloz, para uma reunião do conselho de setembro de 2018 e foi apresentado como parte de um projeto de pesquisa de dois anos sobre se o banco deve ou não lançar sua própria CBDC.

Em 17 de outubro, uma fonte interna do Banco do Canadá confirmou que a apresentação aconteceu de fato. O autor do documento Stephen Murchison escreveu na época:

“Precisamos inovar para permanecer no jogo. […] a CBDC teria todos os benefícios [de um ativo lastreado pelo banco central] e toda a conveniência e segurança de pagamentos eletrônicos sem fio.”

Segundo o documento, um dos benefícios para o Banco Central canadense de lançar sua própria moeda digital seria a capacidade de coletar mais informações sobre seus cidadãos sobre hábitos de consumo. Esses detalhes pessoais não seriam compartilhados com o beneficiário, mas poderiam ser compartilhados com a polícia ou autoridades fiscais, diz o documento.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

No entanto, em um e-mail, Josianne Ménard, porta-voz do Banco Central, disse que o banco ainda não havia tomado nenhuma decisão sobre se lançaria sua própria moeda digital, acrescentando:

“Nosso trabalho na CBDC é exploratório, dado os avanços tecnológicos e o importante serviço público que as cédulas fornecem aos canadenses.”

Leia também: Empresa de custódia de criptomoedas apoiada pela Fidelity é lançada no Canadá

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Deixe um comentário