De acordo com o site de notícias Informativo, a Câmara do Comércio, Indústria e de Serviços de Estrela (Cacis) da cidade de Três Passos, no Rio Grande do Sul, fez uma reunião-almoço intitulada “Blockchain e a transformação no varejo e na indústria”.
O palestrante do evento foi o Fausto Vanin, mestre em Informática Aplicada e profissional da área de transformação digital. Vanin começou a palestra falando um pouco sobre criptomoedas.
“É um dinheiro que já nasceu na internet”
Em seguida, ele destacou que elas podem ser utilizadas tanto como moedas para compra de produtos e serviços igual às moedas fiduciárias e também como ativo financeiro. O palestrante também falou um pouco sobre o anonimato do criador do Bitcoin Satoshi Nakamoto.
“O precursor das criptomoedas foi Satoshi Nakamoto, que não se sabe se é um homem, uma mulher, ou grupo de pessoas.”
Fausto Vanin deu o exemplo de uma reportagem que dizia que um agricultor vendeu uma vaca por 1 Bitcoin na época em que a criptomoeda custava cerca de R$9 mil e que, dois meses depois, o mesmo montante já valia R$16 mil.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Já na área de blockchain, Vanin comentou sobre o desconhecimento e o receio de diversas áreas.
“Ainda somos mais preocupados que esperançosos com relação ao blockchain.”
E, no final da apresentação, Vanin apresentou casos de sucesso na utilização da tecnologia blockchain para criptografar sistemas e impedir fraudes, como a utilizada pela Unochapecó, pioneira na implementação de blockchain para proteção de dados acadêmicos, como o diário de classe, onde constam as notas, lista de frequência e conteúdos apresentados em aula.
Leia também: EDP e Accenture firmam parceria que une energia solar e blockchain no Brasil