A exchange de criptomoedas Bybit suspendeu os depósitos em dólares por meio de transferência bancária, conforme anúncio divulgado no final de semana. Na nota, a Bybit citou interrupções de serviço de seu parceiro bancário, mas não disse qual foi o banco.
No entanto, o mercado de criptomoedas enfrenta uma nova saga com problemas ligados ao banco Silvergate, que expressou problemas de liquidez e até risco de falência. Várias exchanges empresas ligadas ao Silvergate cortaram laços com o banco.
Recentemente, a Coinbase decidiu cortar suas operações com o banco e suspender os depósitos em dólar vindos do Silvergate.
E agora?
A suspensão das transações de dólar tem efeito imediato, de acordo com a Bybit, que citou “circunstâncias com o parceiro” em seu comunicado. No entanto, em breve os usuários poderão utilizar os serviços da Advcash Wallet para fazer depósitos em USD.
No comunicado, a Bybit coloca a Advcash – que foi muito popular no início do Bitcoin (BTC) – como um paliativo em meio a situação difícil com o parceiro bancário. Os depósitos estão suspensos, mas os usuários poderão sacar seus dólares até 10 de março de 2023.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“A Bybit suspendeu os depósitos em USD por meio de transferência bancária devido a interrupções no serviço de nosso parceiro. Com efeito imediato, os depósitos em USD via transferência bancária (SWIFT) e transferência bancária para bancos dos EUA não estão mais disponíveis”, disse.
No caso da Bybit, ainda não se sabe ao certo com qual sócio ela tinha vínculo, se é o Silvergate ou outro banco. Mas a exchange também alertou sobre possíveis interrupções devido a “circunstâncias prevalecentes” com o parceiro bancário.
Portanto, incentiva a retirada de USD o mais rápido possível, já que os saques também poderão ser afetados.
A bolsa também esclareceu que os ativos em dólares estão seguros e protegidos, numa tentativa de evitar pânico no mercado. Na quinta-feira (2), a Coinbase anunciou que cortou a conexão com o Silvergate Bank como seu parceiro bancário. Em seguida, a empresa mudou imediatamente para o Signature Bank.
Série de suspensões
Coinbase e Bybit foram as mais recentes exchanges a suspender parcial ou totalmente os depósitos em dólar, mas a Binance também fez isso. No início de fevereiro, conforme noticiou o CriptoFácil, a empresa anunciou a suspensão total dos depósitos em dólar.
No caso da Binance, a suspensão não ocorreu por conta de parceiros bancários, mas sim pelas restrições regulatórias cada vez mais rigorosas nos EUA. A pressão dos reguladores contra empresas de criptomoedas levaram a Binance a restringir as operações com dólares no país.
Além dos depósitos em dólares, a Binance também suspendeu os saques a partir do dia 9 de fevereiro, mas manteve todas as operações com criptomoedas funcionando normalmente.