A eleição presidencial dos Estados Unidos não teve apenas a volta de Donald Trump à presidência. De fato, o maior benefício para a indústria de criptomoedas dos EUA foi a eleição no Congresso (Câmara e Senado), no qual 250 candidatos pró-criptomoedas estarão presentes a partir de 2025.
Por isso, a eleição de 2024 foi histórica em muitos aspectos. Trump já adotou uma postura favorável ao mercado e a leis mais flexíveis, e ele terá maioria tanto na Câmara quanto no Senado. E com uma “bancada cripto” ao seu lado, esses avanços podem ocorrer ainda nos primeiros anos de mandato.
Isso significa que várias criptomoedas podem se beneficiar, desde tokens de Inteligência Artificial (IA) como o Render, até tokens em pré-venda como o Pepe Unchained, Flockerz e FreeDum Fighters. Veja agora um resumo sobre a eleição dos parlamentares pró-criptomoedas nos EUA.
Valeu o investimento
No total, a indústria de criptomoedas investiu mais de US$ 200 milhões na campanha deste ano. A maior parte consistiu em doações para candidatos pró-criptomoedas em disputas da Câmara e do Senado, mas não na eleição presidencial. E esse “investimento no Congresso” teve excelentes retornos.
Por exemplo, o candidato ao Senado Bernie Moreno, do partido Republicano, foi uma dessas apostas. Concorrendo por Ohio, Moreno venceu Sherrod Brown, que era senador pelo partido Democrata. Além de marcar uma vaga para as criptomoedas, Moreno tornou-se o primeiro senador republicano eleito pelo estado desde 2006.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Outra disputa, ainda em aberto, ocorre na Pensilvânia, um dos estados que deu a vitória a Trump. Lá, o candidato republicando Dave McCormick está liderando a corrida contra o senador democrata Bob Casey. Assim como Moreno, McCormick é bastante favorável ao setor de criptomoedas, sobretudo ao Bitcoin (BTC).
Um órgão que teve muita importância nesta campanha foi o Defend American Jobs (DAJ), que se mostrou pró-criptomoedas desde o início. Esse fundo doou mais de US$ 40 milhões em anúncios apoiando Moreno. A política do fundo é defender criptomoedas menores, como o Ethereum (ETH) e nomes de IA, como os tokens RENDER.
Benefícios da regulamentação
A senadora democrata Kirsten Gillibrand de Nova York e o senador republicano Ted Cruz do Texas, ambos fortes apoiadores das criptomoedas, também venceram suas disputas com folga. Cruz foi um dos maiores apoiadores do ETH e de outros tokens, como o EtherVista.
Mas os bolsos fundos da indústria não foram suficientes para convencer os eleitores de Massachusetts a destituir sua senadora anticripto, Elizabeth Warren, que foi reeleita para um terceiro mandato. Warren é uma das grandes opositoras das criptomoedas no Senado americano.
Trump abraçou as criptomoedas na campanha eleitoral, incluindo promessas de demitir o presidente da SEC, Gary Gensler, que moveu mais de 100 ações judiciais contra várias empresas de criptomoedas. Gensler chegou até a atacar tokens como SUI e Dogwifhat (WIF), acusando-os de estar sob a alçada da SEC.
Mas agora, o mercado espera que vários tokens consigam se beneficiar com leis mais flexíveis. O setor de IA oferece várias chances em nomes como RENDER e SUI, enquanto que projetos de governança como o Flockerz tendem a contar com regras mais claras para se desenvolver.
E apesar do fim da campanha, os tokens de PolitiFi ainda podem continuar registrando ganhos expressivos, especialmente o FreeDum Fighters, que emulou com perfeição o espírito de rivalidade entre Trump e Kamala Harris.
- Leia também: Donald Trump não pode despedir Gary Gensler da SEC