A tecnologia blockchain é uma ferramenta importante para lidar com a crise de proteção de dados envolvendo grandes empresas de mídia social. Essa é a opinião de Brittany Kaiser, ex-funcionária da controversa empresa de análise de dados Cambridge Analytica.
Kaiser, ex-diretora de desenvolvimento de negócios da empresa britânica de análise de dados que esteve diretamente envolvida com o escândalo de uso indevido de dados de usuários do Facebook, e que ficou conhecida após sua participação no documentário Privacidade Hackeada, discutiu questões globais de privacidade de dados em uma entrevista cedida à Cointelegraph no dia 23 de janeiro.
O ativo mais valioso do mundo
A entrevista foi conduzida por Dylan Love, chefe de notícias da Cointelegraph, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. Kaiser expressou confiança de que tecnologias emergentes como a blockchain ajudarão as pessoas a protegerem seus dados pessoais, que, de acordo com Kaiser, são “o ativo mais valioso do mundo”.
Kaiser disse que está animada por ver algumas soluções de mídia social baseadas em blockchain, enquanto se opõe ao gigante de mídia social Facebook, bem como ao seu aplicativo de mensagens WhatsApp.
“Na minha opinião, são realmente os empresários de tecnologia e blockchain que resolverão muitos dos problemas da crise de proteção de dados”, afirmou.
Além disso, Kaiser destacou que a Alemanha e a Suíça são atualmente os dois melhores países em termos de proteção de dados, enquanto seu país natal, os Estados Unidos, têm “quase zero legislação ou regulamentação de dados”. No entanto, os EUA têm trabalhado ativamente em algumas iniciativas de privacidade de dados, com a Califórnia promulgando sua própria Lei de Privacidade do Consumidor da Califórnia em 1º de janeiro, observou Kaiser.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Entenda o caso
Brittany Kaiser surgiu para o mundo em 2016, quando ganhou destaque ao revelar que a Cambridge Analytica havia coletado dados brutos de até 87 milhões de perfis do Facebook. Os dados teriam sido utilizados para influenciar importantes campanhas políticas, como a eleição do presidente norte-americano Donald Trump e o referendo que decidiu a saída do Reino Unido da União Europeia.
Após ter papel fundamental na divulgação do escândalo, Kaiser cofundou a startup Own Your Data Foundation, que advoga pela privacidade digital dos dados de usuários em redes sociais. Desde então, Kaiser tem afirmado seu apreço pela tecnologia blockchain e seu papel na proteção de dados, como fez em novembro durante o Web Summit realizado em Portugal.
Confira a entrevista completa de Brittany Kaiser clicando aqui.
Leia também: Mark Zuckerberg tem jantar secreto com Donald Trump após testemunhar sobre a Libra