Início » Últimas Notícias » Brasileiras criam DAO para levar protagonismo feminino ao mundo dos NFTs
DeFi

Brasileiras criam DAO para levar protagonismo feminino ao mundo dos NFTs

Brasileiras criam DAO para levar protagonismo feminino ao mundo dos NFTs
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Um grupo de mulheres brasileiras lançaram uma DAO (Organização Autônoma Descentralizada) que visa integrar o universo feminino à Web 3.0.

O objetivo da EVE, que é formada por executivas com ampla experiência em tecnologia, cultura e mercado financeiro, é ampliar a presença das mulheres em todas as pontas deste novo setor, seja como criadoras e produtoras, seja como consumidoras ou investidoras em NFT.

Publicidade

De acordo com o anúncio sobre a DAO, as ações iniciais do grupo incluem desde a criptografia dos mais variados produtos da economia criativa até a organização de leilões em benefício de artistas mulheres. Além disso, elas pretendem lançar atividades de educação financeira e tecnológica e contrapartidas sociais.

Conforme destacou a DAO, a Web 3.0 chega com o desafio de ter mais representatividade. Afinal, apenas 4% desse setor são ocupados por mulheres.

DAO de mulheres com foco na Web 3.0

Dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) do ano passado mostram que a taxa de participação de mulheres no mercado de trabalho foi de 51,56%. Isso é 20% inferior à participação dos homens, que foi de 71,64% no ano passado.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Já  com relação ao mercado financeiro em si, o número de mulheres que investem na Bolsa de São Paulo, a B3, passou a marca de 1 milhão. Contudo, o ritmo do crescimento caiu para 23,2%, segundo dados da própria B3.

Com base nisso, surgiu a ideia de lançar o projeto EVE, cujo nome faz referência ao início da existência feminina. A ideia é empoderar as mulheres de todas as idades e de todas as classes sociais. Para isso, pretende-se compartilhar conhecimento e experiências em torno da vanguarda tecnológica, sobretudo a associada a este novo setor de produção de bens culturais.

Além disso, a DAO também vai trabalhar para fornecer dados confiáveis e independentes sobre questões financeiras ligadas à criação e à compra e venda de NFTs.

Publicidade

De acordo com o grupo, todas as suas ações têm foco nos conceitos principais da Web 3.0. Ou seja: busca a descentralização de informações; a garantia de segurança sem intermediários e com transparência; a ampliação do acesso e a promoção da autonomia dos usuários.

“Estamos vivendo transformações poderosas na Internet, migrando da Internet baseada na troca de informações para a Internet baseada na troca do valor“, disse Cintia Ferreira, uma das fundadoras do Project EVE.

Conforme ressaltou a executiva de tecnologia Nina Silva, todos e todas devem produzir a tecnologia para todos e todas as pessoas. Caso contrário, ela “não é funcional e muito menos inovadora”.

Publicidade

Independência financeira das mulheres

Outro objetivo da ação é promover a independência financeira das mulheres, de modo a estimular o seu pleno desenvolvimento.

Para a empreendedora Roberta Antunes, “falar de empoderamento feminino precisa passar, obrigatoriamente, pelas questões relativas à independência financeira das mulheres“.

Sobretudo, a comunidade do Project EVE está engajada em ações filantrópicas. O intuito é dar suporte a projetos que colaborem com o combate às desigualdades de gênero e apoiem as mulheres.

Publicidade

“A melhor forma de modificar algo é participando da sua transformação. Reclamar de um problema sem fazer nada a respeito não contribui para mudança“, disse a especialista em investimentos Ana Laura Magalhães.

Leia também: Após saltar quase 2.700%, token cai para zero em provável ‘rug pull’

Leia também: Segundo maior pool de Ethereum encerrará mineração e apoiará Ethereum Classic

Publicidade

Leia também: Minerador encontra sozinho um bloco de Bitcoin

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil