Início » Últimas Notícias » Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões de tentativas de ataques hacker
Segurança

Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões de tentativas de ataques hacker

Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões de tentativas de ataques hacker
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

O Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em 2021, um aumento de mais de 950% com relação a 2020 (com 8,5 bi), segundo a Fortinet.

De acordo com os dados levantados pelo FortiGuard Labs, laboratório de inteligência de ameaças da empresa, o Brasil ocupou o segundo lugar em número de ataques na América Latina e Caribe, ficando atrás apenas do México (156 bi). Muito atrás do Brasil, estão Peru (11,5 bi) e Colômbia (11,2 bi).

Publicidade

Ainda segundo a Fortinet, a alta nos números foi constante durante o ano e ocorreu em toda a América Latina. A região chegou a registrar 289 bilhões de ataques no total, um crescimento de 600% com relação a 2020 (com 41 bi).

A distribuição de malware por publicidade enganosa, sites maliciosos e campanhas de phishing por e-mail foi a mais utilizada.

Uma vez infectados, os dispositivos das vítimas podem ser controlados por invasores. Eles podem usá-los em crimes cibernéticos, como roubo de credenciais, spam e ataques distribuídos de negação de serviço. Além disso, podem realizar mineração de criptomoedas e até roubar criptoativos com a troca de endereços.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Cibercriminosos

Conforme ressaltou a Fortinet, o uso de informações sobre a covid-19 e a variante ômicron, no quarto trimestre, permitiu a distribuição da campanha de botnet RedLine Stealer. Neste caso, os atacantes tentam roubar informações para ações maliciosas ou para a venda a outros agentes.

O FortiGuard Labs detectou ainda um grande número de ataques relacionados ao Remote Code Execution (RCE) em dispositivos IoT – como câmeras, microfones e roteadores domésticos. Isso permite que o invasor assuma o controle de sistemas vulneráveis.

“Continuamos vendo que a conscientização e a capacitação dos usuários são fundamentais para a prevenção de ataques, especialmente desses que utilizam a engenharia social para enganar as pessoas”, explica Alexandre Bonatti, diretor de Engenharia da Fortinet Brasil.

Publicidade

A empresa apontou ainda que o Brasil também sofreu outras 500 bilhões de tentativas de ataques de DDoS. Trata-se do maior volume da história.

O relatório mencionou um ataque específico ocorrido em julho de 2021. A ameaça surgiu de uma variante da botnet Mirai – ameaça dirigida a dispositivos de IoT. Na ocasião, foram lançados mais de uma dúzia de ataques DDoS, chegando a 1,2 Tbps.

“Quase 10% desse ataque global foi direcionado ao Brasil, de acordo com nossos sensores. Isso fez do país o principal alvo e trouxe números surpreendentes”, explica Arturo Torres, estrategista de segurança do FortiGuard.

Publicidade

Leia também: Preço do SLP dispara 97%, após Axie Infinity anunciar redução do fornecimento de tokens 

Leia também: Plataforma DeFi distribui US$ 1 milhão em NFTs do Bored Ape; veja como concorrer

Leia também: FTX fará distribuição gratuita de Bitcoin durante jogo do Super Bowl

Publicidade
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

2 comentários em “Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões de tentativas de ataques hacker”

  1. Pingback: Concorrente do Ethereum, Avalanche bomba e ultrapassa US$ 10 bilhões em valor total bloqueado - iCrypto

  2. Pingback: Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões de tentativas de ataques hacker

Deixe um comentário