Início » Últimas Notícias » Brasil pode vivenciar bolha na bolsa, afirma CEO da XP

Brasil pode vivenciar bolha na bolsa, afirma CEO da XP

Brasil pode vivenciar bolha na bolsa, afirma CEO da XP
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Com a recente queda na taxa Selic, o interesse pela renda variável voltou a crescer no Brasil. Atualmente são mais de 2 milhões de investidores na bolsa, segundo dados da B3.

O CEO da XP Inc, Guilherme Benchimol, falou sobre este movimento. A XP é a maior corretora de valores do Brasil, com cerca de R$ 400 bilhões em ativos sob custódia.

Publicidade

Durante um evento da Tag Investimentos na quinta-feira (27), Benchimol disse que tudo depende da situação fiscal do país. Caso o governo faça sua parte, o Brasil pode até viver uma “bolha” de ativos na bolsa.

“O fundamental é fazer o dever de casa, daí não tenho dúvida de que o dinheiro vem e novas classes vão ser construídas”, disse Benchimol.

Crescimento pode impulsionar o real

Um dos fatores que contribuem para o otimismo de Benchimol é o cenário brasileiro. Atualmente, menos de 1% da população investe em bolsa. Em mercados semelhantes ao nosso, essa porcentagem pode superar os 10%.

Além disso, existem poucas empresas e fundos listados por aqui. Com essa oferta mais limitada, existem poucas opções para investidores nacionais e estrangeiros.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Quando a gente pensa no Brasil, a porta é pequena: tem poucas companhias listadas, poucos fundos acessíveis e, em algum momento, o estrangeiro estará entrando”, explicou Benchimol.

Para o CEO, a volta do investimento estrangeiro no país impulsionará a entrada de dólares. Com isso, o valor do real pode voltar a se apreciar no médio e longo prazo.

“Nunca a gente captou tanto dinheiro na vida da XP, essa é a maior proxy da procura de investimentos alternativos pelos brasileiros, uma amostra do que pode acontecer nos próximos anos. Só não vai acontecer se o Brasil tiver um voo de galinha e não colocar o fiscal no lugar”, disse.

Crescimento também beneficia empreendedores

O maior número de investidores na bolsa não beneficia apenas o mercado financeiro. Os impactos também são sentidos na economia real.

Normalmente, a forma mais utilizada por empreendedores para financiar seu negócio são os empréstimos bancários. Com mais investidores em bolsa, as empresas passam a ter alternativas mais baratas de investimento.

Publicidade

Este cenário tende a aumentar o número de ofertas iniciais de ações (IPOs). Consequentemente, a quantidade de empresas cresce, aumentando a oferta de produtos aos investidores.

“Antes, qualquer empresário, com juros a 14% ou 15%, tinha como alternativa o balanço dos cinco maiores bancos. Quando se traz os juros para baixo, você traz o mercado de capitais à tona, as pessoas têm acesso a alternativas de investimentos e as empresas acessam um capital mais barato. É um caminho sem volta e isso aquece o Brasil”, finalizou Benchimol.

Leia também: Criptomoeda valoriza 180% em 8 dias e empresas se interessam

Leia também: Tênis da Nike é tokenizado e valoriza 1.796% em menos de 24 horas

Publicidade

Leia também: USDC não cobrará taxas de transferência: é possível?

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

1 comentário em “Brasil pode vivenciar bolha na bolsa, afirma CEO da XP”

  1. Pingback: Ex-líderes da Unick fazem vítimas em nova pirâmide financeira – MARKET NEWS BR

Deixe um comentário