Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Brasil considera combater corrupção e lavagem de dinheiro com blockchain

  • Por Gino Matos
  • - 20/02/2020
  • às 13:25
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Brasil considera combater corrupção e lavagem de dinheiro com blockchain

Uma publicação no Diário Oficial do Município de São Paulo (DOM-SP) feita nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, designou servidores públicos para diferentes esforços. Incluindo esforços municipais e nacionais, o que chama atenção é liberação de funcionários para grupos de trabalho da iniciativa Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA).

Para cumprir os objetivos na luta contra corrupção e lavagem de dinheiro, a ENCCLA está considerando explorar o uso de blockchain no setor público.

Transparência e segurança

A Portaria Nº 28/2020/CGM-G, elaborada no dia 11 de fevereiro e publicada no dia 20 de fevereiro, prevê a liberação de funcionários públicos do município de São Paulo para participarem de diferentes ações da ENCCLA.

A primeira ação mencionada pela Portaria diz respeito ao aprimoramento dos mecanismos de compartilhamento de informações entre órgãos administrativos de fiscalização e controle. O objetivo, segundo a norma, é preservar a segurança jurídica ao aumentar a efetividade dos métodos de persecução criminal e improbidade administrativa.

Os coordenadores desta ação são a Receita Federal e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF). Já nas mãos da Advocacia-Geral da União (AGU) reside a coordenação de um projeto envolvendo blockchain.

O objetivo da Ação 8, mencionada na Portaria, é:

“Elaborar diagnóstico sobre as possibilidades de uso de tecnologias como blockchain no setor público.”

Pela redação do dispositivo, é possível verificar que não só a aplicação de blockchain pode ser considerada no setor público, como também outras tecnologias “como ela”. É possível, talvez, que as tecnologias em questão sejam aquelas pertencentes à Indústria 4.0: Big Data, Inteligência Artificial, machine learning, internet das coisas (IoT), dentre outras.

A utilização da blockchain e demais tecnologias se relaciona diretamente com as outras ações, que dizem respeito ao compartilhamento efetivo de informações e combate direto à corrupção, provavelmente uma alusão ao potencial de transparência da tecnologia.

Os trabalhos e ações serão desenvolvidos ainda em 2020.

Leia também: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial investirá em blockchain

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.