A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) do Brasil deu o sinal verde para o lançamento do primeiro ETF spot de Solana no Brasil. Este novo produto de investimento, oferecido pela QR Asset Management e administrado pela Vortx, promete trazer novas oportunidades para investidores brasileiros.
Até o momento, o mercado global conta apenas com produtos semelhantes, conhecidos como ETPs de Solana, disponíveis em países como a Suíça e a Alemanha. O ETF de Solana aprovado pela CVM utilizará o CME CF Solana Dollar Reference Rate F como base de preço, um índice desenvolvido em colaboração entre o Chicago Mercantile Exchange (CME) e a Crypto Facilities (CF).
Este índice tem como objetivo fornecer uma medida confiável do valor do Solana (SOL) em dólares americanos. O índice se baseia em dados de transações das principais exchanges de criptomoedas.
ETF de Solana no Brasil
O cálculo da taxa de referência envolve a coleta e agregação de dados de diversas exchanges confiáveis que negociam Solana. Isso garante que o índice reflita o preço médio ponderado da criptomoeda em um determinado período. Para assegurar a precisão, as gestoras aplicam metodologias rigorosas para filtrar transações atípicas e distorções de mercado.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
De acordo com informações obtidas pelo Cointelegraph, o fundo já se encontra em fase pré-operacional e aguarda a aprovação da B3 para começar a funcionar. Embora ainda não haja uma data específica para o lançamento, a expectativa é que isso ocorra dentro de 90 dias. A QR, que já lançou os primeiros ETFs 100% de Bitcoin e Ethereum no país, continua a liderar o mercado de ETFs spot no Brasil.
Com a aprovação, o Brasil posiciona-se como pioneiro em todo mundo. Nos Estados Unidos, após a aprovação de ETFs de Bitcoin e Ethereum, gestoras entraram com pedidos para lançar um produto semelhante de Solana. Contudo, ainda não obtiveram aprovação. A VanEck foi a primeira gestora a solicitar um ETF spot de Solana nos EUA. Em seguida, a 21Shares fez o mesmo.
O preço da Solana segue se recuperando e já valorizou mais de 560% no último ano, de acordo com dados do CoinGecko. No momento da redação desta matéria, SOL está custando US$ 154,79.