O Banco Bradesco, um dos maiores do Brasil, firmou uma parceria com a empresa de gestão ambiental Ambipar para permitir que seus clientes compensem suas emissões de carbono.
A iniciativa está sendo viabilizada pela tecnologia blockchain através da tokenização de créditos de carbono. Com os tokens, a Ambipar permite o fracionamento e popularização do investimento.
“Esses créditos de carbono já fazem parte do projeto de tokenização sim. Foi um projeto robusto de desenvolvimento através de um utility token com o foco no fracionamento do crédito de carbono para popularização, democratização e engajamento de todos na mitigação dos riscos das mudanças climáticas. Essa solução em blockchain utiliza recursos sustentáveis em redes escaláveis, ágeis e de grande performance nas validações dos blocos dos smart contracts”, destacou o porta-voz da Ambipar ao Cointelegraph Brasil.
Tokenização de créditos de carbono
Ainda segundo o Cointelegraph Brasil, por meio da parceria, o Bradesco visa contribuir para conscientização e o engajamento da sociedade em medidas efetivas contra o aquecimento global.
Na prática, os clientes do banco poderão acessar a ferramenta diretamente pelo aplicativo mobile banking. Além disso, no app, os clientes poderão compreender como suas atividades impactam o meio ambiente.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O cálculo apresentado leva em consideração os padrões de consumo de energia; meios de deslocamento e transporte; alimentação; gás e internet.
Em seguida, os clientes poderão, voluntariamente, compensar sua emissão de carbono. A gestão dos créditos ficará a cargo da Ambipar.
Compensação de emissão de carbono com token
Conforme destacou o Bradesco, também no aplicativo será possível visualizar sua “pegada de carbono”. Ou seja, quanto CO2 está emitindo na atmosfera.
Caso deseje neutralizar essas emissões, o usuário pode fazer uma simulação do valor equivalente à cota correspondente ao crédito de carbono. Ainda, a Ambipar emitirá ao cliente um certificado referente a neutralização dos créditos.
“O compromisso com o clima é um dos pilares da estratégia de sustentabilidade do Bradesco. A agenda ambiental é relevante e urgente. Portanto, entendemos que a conscientização e engajamento coletivo são essenciais. A ideia com a nova funcionalidade é educar e empoderar nossos clientes, possibilitando que contribuam voluntariamente para uma causa maior, compensando as suas emissões e apoiando a preservação do planeta”, afirma Glaucimar Peticov, diretora executiva do Bradesco.
Leia também: Square lança white paper de exchange descentralizada para o Bitcoin
Leia também: Jogo de metaverso Continuum World anuncia inicio da venda de terrenos dentro do game
Leia também: Mercado Livre permitirá investimentos em criptomoedas em carteira digital para clientes do Brasil